, Quarta-Feira - 16 de Outubro de 2019

 

Combate ao Aedes aegypti ganha reforço a partir deste domingo

Portal Brasil / 2:54 - 25/11/2018


63137-aedes_dengue_zika_jpgEntre domingo (25) e a próxima sexta-feira (30), toda a população brasileira está convocada para unir esforços no enfrentamento ao mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya. Durante a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, serão mobilizadas 210 mil unidades públicas e privadas, sendo 146 mil escolas da rede básica, 11 mil Centros de Assistência Social e 53 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Estão previstas visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa, oficinas, teatros e gincanas. No último dia da semana será realizado o Dia D com mutirões de limpeza em todos os espaços e órgãos públicos. Além disso, o Ministério da Saúde orientou estados e municípios a realizarem atividades de conscientização para orientar a população sobre a importância das ações.

Mais ações

Com a campanha, o governo pretende mostrar que a união é a melhor forma de evitar as doenças transmitidas pelo mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio. Neste período, o calor e as chuvas aumentam os riscos de proliferação do Aedes.

Apesar do reforço nesse período, o ministério tem ações para combater o mosquito o ano todo. Até o momento, 2.166 salas de mobilização municipais estão em atividade no País. Os recursos repassados mensalmente a estados e municípios para as ações de vigilância em saúde, incluindo o combate ao Aedes aegypti, passaram de R$ 924,1 milhões, em 2010, para R$ 1,93 bilhão em 2017.


Comentar usando