Chuvas prejudicam abastecimento de água em quatro municípios

Sistemas foram danificados pelas precipitações, que também afetaram qualidade da água bruta nos mananciais

Chuvas prejudicam abastecimento de água em quatro municípios

Sistemas foram danificados pelas precipitações, que também afetaram qualidade da água bruta nos mananciais

Por Assessoria | Edição do dia 6 de junho de 2022
Categoria: Alagoas, Notícias, Ultimas Notícias | Tags: ,,,


As chuvas do final de semana e também desta segunda-feira (6) prejudicaram o abastecimento de água tratada para as cidades de Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Anadia e Maribondo. De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em Palmeira dos Índios a operação foi temporariamente desativada após o deslizamento de barreiras no bairro Maçaranduba, parte alta da cidade, por onde passam as adutoras dos Sistemas Caçamba e Carangueja.

Nesse local, lama e pedras que desceram da parte mais alta ficaram encostadas nas colunas de sustentação das tubulações. Não houve danos, mesmo assim, como medida preventiva, o bombeamento foi desativado. Essas tubulações levam o líquido bruto das barragens para a Estação de Tratamento de Água (ETA) que fica na cidade.

Já em Paulo Jacinto, a correnteza da barragem do Cavaco, manancial que fornece água bruta para a ETA operada pela Companhia, danificou o conjunto motobomba flutuante que faz a captação superficial do líquido. Técnicos da Casal já trabalham na manutenção do equipamento para que, desse modo, o abastecimento seja restabelecido o mais brevemente possível.

Em Anadia, as chuvas prejudicaram a qualidade da água bruta do manancial, comprometendo o processo de tratamento. Desse modo, a captação foi paralisada. Assim, a cidade de Maribondo, que recebe água do mesmo sistema que abastece Anadia, também está com o fornecimento interrompido. A Casal segue monitorando o manancial para que, tão logo seja possível, possa retirar a água para tratamento e abastecimento das duas cidades.

A Companhia pede aos moradores dessas cidades que poupem água e ressalta que vem fazendo todos os esforços necessários para poder manter o processo com a qualidade necessária para a população. Outras informações podem ser obtidas pelo Call Center 0800 082 0195.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados