Boa Noite!, Domingo - 19 de Maio de 2019

 

Chuvas: Equipes da Semds realizam plantão para atender demandas

Ascom Semds / 3:52 - 13/04/2017


IMG_6558-576x1024As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) estão nas ruas capital em plantão para atender às demandas decorrentes das chuvas registradas nesta quinta-feira (13). O trabalho vem sendo realizado pela Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, que integra a Semds, e pelos profissionais responsáveis pela poda e supressão de árvores.

“O trabalho de monitoramento é amplo e estamos atentos a todas as demandas para garantir a assistência à população. Os órgãos municipais estão integrados para agir diante de qualquer situação e, desde a manhã de hoje, a Defesa Civil segue nas ruas avaliando os casos de quedas de árvores para a supressão e desobstrução do espaço público, além das vistorias às áreas de riscos com ameaça de deslizamento de barreira”, disse o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.

Segundo o secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, o órgão segue monitorando a capital para atender casos de quedas de árvores, como foi registrado em bairros como Jatiúca, Pinheiro, João Sampaio e Ponta Verde, e ameaças de deslizamento de barreiras. Neste segundo caso, até o momento não houve nenhum registro, apenas ameaça no bairro Feitosa, onde a equipe colocará contenção de lona.

Sobre a queda de árvores, três equipes estão nas ruas para suprimir as que caíram, desobstruindo o passeio público e as vias. De acordo com Pablo Ângelo, diretor de sustentabilidade, os casos de ameaça de queda estão sendo avaliados e, caso constatado o risco, é feita a supressão. O trabalho hoje foi realizado na Jatiúca, Ponta Verde e João Sampaio.

Pablo Ângelo esclareceu que a queda das árvores nesta quinta-feira (13) foi decorrente das rajadas de vento e do volume de chuvas. O diretor lembra que a Semds, em um trabalho contínuo, realiza avaliações das árvores dos espaços públicos com a equipe de engenharia agrônoma, que leva em consideração a infestação do solo e a estrutura da planta para poder determinar a supressão ou não.

Previsão

A coordenadora de monitoramento e avaliação social da Defesa Civil, Joana Borba, atualizou as informações sobre a previsão de chuvas para esta sexta-feira (14) conforme dos dados encaminhado pela Sala de Alerta, da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh). Amanhã o dia deve ser de chuva de nível forte com rajadas de vento.

Profissionais da Defesa Civil estão nas ruas para avaliar demandas e atender a população

A Defesa Civil conta com a participação da comunidade no trabalho de monitoramento, parceria que ocorre por meio dos Nudecs – Núcleos de Defesa Civil. O órgão vinculado à Semds está à disposição de todos os cidadãos e, segundo orienta Dinário Lemos, quem se sentir ameaçado deve acionar as equipes pelo número 0800 030 6205.

Além do 0800, de segunda a sexta, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 3315-1437 e, aos finais de semana, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para atendimento presencial, a Defesa Civil Municipal fica na Rua Marques de Pombal, s/n, Vergel do Lago (referência: Em frente ao Conselho Tutelar do Vergel, próximo à Praça Padre Cícero). O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 


Comentar usando