Chuva forte e enchente do Rio Ipanema causam destruição no Sertão

Pelo menos cinco cidades do Sertão de Alagoas foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram na região da noite deste domingo e a manhã e tarde desta segunda-feira.

Por | Edição do dia 30 de março de 2020
| Tags: ,


04444095-8fac-403f-ae85-60acc7f6c0b8

Pelo menos cinco cidades do Sertão de Alagoas foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram na região da noite deste domingo e a manhã e tarde desta segunda-feira. Até as 20h, a Defesa Civil do Estado não havia contabilizado o número de desabrigados. No entanto, o órgão confirmou que, mesmo diante da destruição causada pelas águas das chuvas e pela enchente do Rio Ipanema, não houve registro de mortes nas últimas 36 horas.

Na manhã desta segunda-feira, a fúria do rio arrastou oito casas de alvenaria no Povoado Saúde de Baixo, em Batalha. Passava das 9h quando o rio invadiu o povoado e, em pouco tempo o nível subiu e, com a força da água, casas recém-construídas foram arrastadas como se fossem de papel.

Os moradores desses imóveis já tinham abandonado tudo, saindo apenas com a roupa do corpo. Mesmo assustados, os moradores filmaram e fotografaram tudo com as câmeras dos telefones celulares. Em algumas imagens, a fúria da água impressiona e causa medo às pessoas.

Após a correnteza, ainda com a água nas ruas, os moradores voltaram às casas que não foram arrastadas para tentar recuperar alguma coisa. Em pelo menos oito delas, ficaram apenas as marcas onde as casas eram construídas. Móveis, paredes, madeiras e telhas foram levadas pela correnteza do rio.

Autoridades do Município de Batalha passaram o dia na busca de soluções imediatas para atender às pessoas que perderam tudo. “Felizmente, registramos apenas danos materiais. Graças a Deus não houve registro de mortes nem de pessoas feridas. Agora, vamos trabalhar e ajudar essas pessoas a reconstruírem suas casas e suas vidas”, disse um secretário municipal de Batalha. O secretário disse ainda que toda a área danificada está sendo recuperada, bem como as estradas abertas para que as pessoas possam voltar a transitar com segurança pelo município.

Além de Batalha, as cidades de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Olivença foram atingidas pela fúria das águas do Rio Ipanema. A cidade de Olho D´Água das Flores foi castigada pelas fortes chuvas e também registrou prejuízos à sua população.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados