Chegada do inverno exige cuidados especiais com a segurança das instalações elétricas

Temporada de chuvas aumenta infiltrações e risco de curtos-circuitos e choques elétricos, alerta Equatorial Alagoas

Chegada do inverno exige cuidados especiais com a segurança das instalações elétricas

Temporada de chuvas aumenta infiltrações e risco de curtos-circuitos e choques elétricos, alerta Equatorial Alagoas

Por Assessoria | Edição do dia 5 de julho de 2021
Categoria: Alagoas | Tags: ,,,


Foto: Assessoria

O inverno chegou. A temporada de chuvas acarreta aumento da umidade e, por isso, problemas envolvendo infiltrações tendem a aumentar e podem causar acidentes elétricos neste período. Choques elétricos, curtos-circuitos e lâmpadas que queimam constantemente são algumas das principais ocorrências registradas na estação.

Com o objetivo de manter a população informada acerca dos cuidados necessários para a manutenção da segurança das instalações elétricas, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, a Equatorial Alagoas dá dicas para evitar transtornos e manter a proteção das instalações elétricas internas em dia durante o inverno.

Impermeabilização e problemas na fiação

Segundo o engenheiro eletricista da distribuidora, Rodolpho Ribeiro, a primeira dica é ficar atento à impermeabilização de telhados, lajes e paredes que, além de provocar problemas na fiação, também pode comprometer a estrutura das edificações.

“A impermeabilização protege o imóvel contra a ação da água da chuva. Quando ela não é executada, a água consegue se infiltrar, danificando lajes, forros e paredes do imóvel. Por isso, aumentam as chances de curtos-circuitos, queima de lâmpadas e eletrodomésticos, goteiras nos bocais das luminárias e até problemas nos interruptores”, alerta.

Com a presença de sais minerais e impurezas, a água se torna um condutor de eletricidade e o contato de fios e instalações com regiões molhadas ou úmidas fica perigoso. A Equatorial Alagoas também chama a atenção para o descascamento da pintura das predes e localização de caixas de inspeção e tomadas, que precisam estar posicionadas em altura adequada para evitar a penetração de água, conforme padrões normatizados.

Cuidado redobrado com antenas e para-raios

Durante o inverno também é importante ter cuidado redobrado com a instalação de condicionadores de ar, antenas e para-raios para não colocar em risco a estanqueidade da cobertura do imóvel. Em reformas ou construções, a recomendação é evitar a instalação de quadros elétricos em áreas úmidas, como lavanderias, banheiros e paredes externas ou com janelas.

Outra orientação diz respeito a verificação de possíveis problemas estruturais, como falhas, fissuras ou aberturas nos telhados para evitar acidentes elétricos. Se a cobertura precisar ser substituída, uma sugestão é optar por telhas translúcidas que permitem a passagem de luz natural no ambiente, o que também auxilia na economia de energia.

“É muito importante fazer uma verificação cuidadosa das instalações elétricas do imóvel, de preferência antes da chegada do inverno, mas sempre que possível agir o mais rápido em qualquer sinal de infiltração, com apoio de um profissional capacitado. Principalmente quando forem adquiridos novos equipamentos para a residência, revise as instalações para adequar a fiação interna às cargas dos aparelhos. Preocupar-se com a segurança é preocupar-se com a vida”, conclui Rodolpho Ribeiro.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados