Cesmac vai realizar 1° Torneio de Robótica em Maceió

Evento acontece nesta quarta ás 9h no Campus II do Cesmac Ed. Dr. Eduardo Antunes

Cesmac vai realizar 1° Torneio de Robótica em Maceió

Evento acontece nesta quarta ás 9h no Campus II do Cesmac Ed. Dr. Eduardo Antunes

Por | Edição do dia 7 de novembro de 2018
Categoria: Notícias, Tecnologia | Tags: ,,,


116f9382-ad2e-4365-aaa8-aebcdcf06bdc

Nesta quarta-feira, 07, o Centro Universitário Cesmac, através do seu Núcleo de Robótica, realiza o 1º Torneio de Robótica SUMÔBOTS. Essa será a primeira disputa de 2018, organizada pelo Núcleo, e o  torneio terá três modalidades competitivas: o Robô Sumô, nas categorias 500g e 3 kg, sumô de robôs é uma competição que ocorre em nível mundial,  uma luta  entre dois protótipos, cujo vencedor é aquele que lançar o oponente para fora de uma arena circular pelo maior número de partidas; e Robô Seguidor de Linha, onde o  robô deve percorrer um circuito de forma autônoma e a vitória é dada a quem completar o maior número de voltas dentro do tempo estipulado.

O intuito do Torneio de Robótica SUMÔBOTS é alavancar a cultura da Robótica no nosso Estado, mostrar a interação que a competição exerce na pesquisa, no estudo, na integração do aluno, no aprendizado.  A Robótica tem tido um crescimento muito grande na sociedade atual e a realização de competições são importantes para o crescimento e promoção da área.

Para o coordenador do Núcleo de Robótica do Cesmac  Prof. Mozart de Melo Alves Júnior  “A Róbótica é uma área que vem se destacando no cenário nacional e a promoção do torneio, por mais que pareça que é um brinquedo,  é responsável pela ampliação do nível de aprendizado do aluno, que  para desenvolver um robô de competição, é muito alto, um trabalho que vem integrando alunos de engenharia civil, elétrica, sistema de informação e arquitetura que juntos participam no projeto de desenvolvimento do  robô sumô”

Para Guilherme Melo, aluno do 8º período de Análise de Sistemas e um dos organizadores do Torneio “Um evento deste nível permite um aprendizado e um engajamento muito grande, tonando-se muito importante para o aprendizado uma vez que usamos várias áreas de tecnologia, e mesmo sendo um robô relativamente pequeno ele possui várias tecnologias que são integrantes do equipamento que envolve programação, estudo e pesquisa para dotar o robô de estratégias de combate que permitam vencer os adversários”.

O Prof. Mozart de Melo Alves Júnior, Coordenador do Núcleo de Robótica do Cesmac destaca ainda que  “a importância de receber um evento desse, mostra que o Cesmac está antenado com o mercado futuro, que pensamos no futuro já no presente. Neste sentido o Núcleo de Robótica tem como objetivo já trabalhar com os alunos projetos, pesquisas e  produção de produtos. E um deles também é a competição. Ela é algo lúdico que motiva e incentiva nossos alunos a criar. Como é o primeiro torneio de robótica do Cesmac, a gente também tem o interesse de formar junto aos nossos alunos um querer participar e conhecer, fazer parte do núcleo. Isso é muito importante pelo ponto de vista acadêmico, pelo aprendizado e pelo engajamento, uma vez que, além das áreas de Engenharias e Análises de Sistema, as atividades integram alunos das áreas  de Medicina, de Odontologia, de Arquitetura  e  Direito, nos vários projetos desenvolvidos”.

O torneio é aberto ao público e  tem início as 9:00h no pátio do Campus II do Cesmac Ed. Dr. Eduardo Antunes, no bairro do Farol.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados