Certificado do Ensino Médio pode ser emitido com nota do Enem

Certificado do Ensino Médio pode ser emitido com nota do Enem

Por | Edição do dia 18 de maio de 2016
Categoria: Alagoas, Blog, Notícias | Tags: ,,


Além de permitir o acesso dos estudantes concluintes da Educação Básica ao ensino superior, a nota das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizada para solicitar a emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio. Trata-se de uma oportunidade para as pessoas que, em algum momento, interromperam seus estudos e desejem retomar o andamento de sua escolaridade.
untitled

Opção deve ser informada durante a inscrição que já podem ser feitas até o dia 20 (Foto: Valdir Rocha)

Para quem se encaixa nesta situação, o primeiro procedimento é efetuar sua inscrição no Enem por meio do site enem.inep.gov.br. No ato da inscrição, é essencial marcar a opção certificação de conclusão do ensino médio, bem como indicar a instituição pela qual deseja receber o certificado que em Alagoas é a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Para solicitar a emissão do certificado ou a declaração parcial de proficiência (documento que atesta que o participante conseguiu alcançar a pontuação desejada em uma ou mais áreas avaliadas), o (a) candidato (a) precisa ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do Enem (que será no dia 5 de novembro) e registrar pontuação mínima de 450 pontos nas quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. A solicitação pode ser feita mesmo que o (a) interessado (a) não tenha concluído o ensino fundamental.
De acordo com Juliana Cahet, supervisora de orientação e inspeção escolar da Seduc, 16686 pessoas optaram pela certificação no Enem de 2015 em Alagoas. A Seduc é a única instituição autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a emitir a certificação de conclusão do Ensino Médio via Enem no Estado.
Provas
O período de inscrições para o Enem teve início no último dia 9 e se estende até às 23h59 dia 20 de maio de 2016, com taxa de inscrição de R$ 68. As inscrições devem ser feitas no site e os alunos de escola pública estão isentos do pagamento desta taxa.
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro na seguinte sequência: no primeiro dia, um sábado, o candidato terá 4h30 para responder a questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, será a vez das provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que terão 5h30 de duração.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados