Cerca de 700 caranguejos-uçás foram apreendidos pelo Batalhão de Policia Ambiental no Mercado Público

Ação do BPA prendeu quatro pessoas responsáveis pela comercialização ilegal do animal no período de defeso

Cerca de 700 caranguejos-uçás foram apreendidos pelo Batalhão de Policia Ambiental no Mercado Público

Ação do BPA prendeu quatro pessoas responsáveis pela comercialização ilegal do animal no período de defeso

Por Beatriz Rodrigues | Edição do dia 5 de fevereiro de 2022
Categoria: Meio Ambiente, Polícia | Tags: ,,,


Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em mercados públicos de Maceió, resultou na apreensão de cerca de 700 animais Caranguejos da espécie Caranguejos-Uçá, que estão sendo proibidos a comercialização em período de defeso, ou seja, reprodução. Quatro pessoas foram encaminhadas e central de Flagrantes.

A operação fiscalizou as Feiras Livres da capital, com o objetivo de evitar comercialização de animais que estão sendo proibidos de serem pescados por questões ambientais e do próprio tempo que a natureza precisa para a reprodução da espécie, a pesca predatória é considerado um crime ambiental, e o infrator pode pagar uma multa de até R$ 100 mil, mais R$ 20 por quilo de caranguejo-uçá apreendido.

A proibição vale para os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Nesse período, além da captura, também fica proibido transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie.

O defeso período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), ocorre em períodos de luas nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude. Se não houver o defeso as espécies ficam vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação da espécie.

Neste ano, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em quatro datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia. Sendo o fim desse término no dia 7 de fevereiro, quando novamente haverá lua nova. O terceiro período será de 3 a 8 de março, com mais uma lua nova e o último defeso será de 19 a 24 de março, na lua cheia.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados