CEO da MVV é reconhecido como “Personalidade do Ano do Setor Mineral”

Paulo Castellari é o presidente da Appian Brazil, controladora da Mineração Vale Verde/AL e Atlantic Nickel/BA

CEO da MVV é reconhecido como “Personalidade do Ano do Setor Mineral”

Paulo Castellari é o presidente da Appian Brazil, controladora da Mineração Vale Verde/AL e Atlantic Nickel/BA

Por Assessoria | Edição do dia 22 de março de 2021
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,


Paulo Castellari (Foto: Assessoria)

Com 41% dos votos, o CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari, foi eleito no “Prêmio Personalidades do Ano do Setor Mineral” da Revista Brasil Mineral, na categoria Minerais Não Ferrosos.

Isso mostra que o fundo de investimento, que detém o capital da Mineração Vale Verde (MVV) desde 2018, está no caminho certo: trabalhando sempre de forma segura e responsável. Desse modo, cada vez mais, o empenho da companhia segue sendo visto, replicado e referenciado em outras localidades do país.

Esse prêmio de âmbito nacional, após votação popular, coroa o trabalho sério, ético e resiliente que o CEO vem exercendo, junto às equipes da MVV, em Craíbas, com a implantação do Projeto Serrote; da Atlantic Nickel, na Bahia, com a retomada das operações; e do Escritório Corporativo, em Belo Horizonte.

Nesta quinta-feira (17), houve a cerimônia do “Prêmio Personalidades do Ano do Setor Mineral”, por meio do canal do Youtube da Revista Brasil Mineral. O evento ocorreu de forma remota devido às recomendações contra a COVID-19.

Paulo participou de uma mesa-redonda com outros vencedores da premiação onde falou sobre sua perspectiva do setor mineral para 2021 e como a atual pandemia poderá impactá-lo.

A mesa foi mediada pelo engenheiro de Minas dr. Giorgio de Tomi, diretor do NAP.Mineração/USP (Núcleo Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da Universidade de São Paulo).

“De um lado, há todo um aquecimento do setor via preço de metais e taxa de câmbio relativamente mais baixa, sobretudo, aqui no Brasil e em outras economias emergentes. Por outro, temos os desafios dessa pandemia, que pegou a todos de surpresa no ano passado, e a consequente retração econômica que todo o mundo está encarando. Na minha visão, o que vamos viver em 2021 é algo similar ao que já vivenciamos, enquanto setor, em momentos pós-crise: um grande desenvolvimento. Precisamos então estar preparados, prontos para esse novo quadro”, ressalta Paulo.

De acordo com o CEO do Grupo Appian, a maior questão continuará sendo o Gerenciamento de Riscos, a fim de entender os cenários daqui para frente, aproveitando essa oportunidade que virá com esse pós-crise para contribuir ainda mais com a nossa sociedade, assumindo o papel do setor industrial e estabelecendo lideranças.

Salientando os feitos responsáveis e resilientes da MVV e ATN, ele pontuou sobre a criação de um Comitê de Crise devido à COVID-19, para que a Saúde e Segurança dos empregados do grupo estejam sempre em primeiro lugar.

“Em 2020, nós instituímos um Comitê de Crise que se encontra todos os dias para conversar com nosso time e nossas contratadas. Trabalhamos de forma bastante integrada com as comunidades locais, dentro da nossa área de influência direta. Temos consciência de que podemos gerar impacto positivo nessas áreas que ficam nas proximidades dos nossos empreendimentos. Fizemos o que nós sabemos fazer: gerenciar risco e planejar. Com isso, muitos aprendizados”, diz.

Devido aos processos internos e campanhas de conscientização para seguir os protocolos de Segurança contra a COVID-19, segundo Paulo, “não houve nenhum caso grave de perda entre os nossos empregados, o que nos deixa muito felizes e certos do excelente trabalho desempenhado pela nossa companhia”.

“Olhando para frente, a minha visão é de que já podemos vislumbrar o que se pode ser esperado. Todos nós da mineração tivemos de nos adaptar — bem como outros setores da indústria, do comércio etc. — para essa crise que veio sem aviso prévio: mudanças operacionais, mudanças de transporte, mudanças de logística, mudanças de turno e muitas outras. Agora, já sabemos o que fazer. Vamos, juntos, superar esse novo momento, de forma segura e responsável”, conclui o nosso presidente.

Para ele, é preciso continuar a estabelecer a liderança em todos os níveis da empresa e a trabalhar bem próximo das comunidades vizinhas, sempre aprendendo junto e mantendo a disciplina e a colaboração — dois eixos que Paulo acredita que nos tirarão desta situação que a COVID-19 nos colocou.

Além da premiação, o evento online também serviu como pauta para a nova edição do Fórum Brasil Mineral 2021.

SOBRE A APPIAN

Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, com foco na produção de concentrado de níquel sulfetado e capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados