Centro de triagem para Covid de Penedo atendeu cerca de 22 mil pessoas em um ano

Unidade de Referência em Síndromes Gripais foi inaugurada em 26 de junho de 2020

Centro de triagem para Covid de Penedo atendeu cerca de 22 mil pessoas em um ano

Unidade de Referência em Síndromes Gripais foi inaugurada em 26 de junho de 2020

Por Assessoria | Edição do dia 26 de junho de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,,


Um dos maiores investimentos da Prefeitura de Penedo para enfrentar o coronavírus completa um ano de funcionamento neste sábado, 26 de junho.

Neste período, a Unidade de Referência em Síndromes Gripais atendeu 21.943 penedenses, número que equivale a mais de um terço da população do município que, segundo estimativa mais recente do IBGE, é de 63.846 pessoas até 2020.

O centro de triagem para Covid é mantido pela Prefeitura de Penedo na antiga Unidade SESI/SENAI, exclusivamente para atender a população local.

O setor de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) foi aberto logo após a retomada do transporte autorizado em Alagoas, medida que encerrou o controle municipal nas barreiras sanitárias dos acessos principais à cidade.

Somente nos primeiros cinco dias de funcionamento, o centro de triagem para Covid em Penedo registrou 169 atendimentos. A iniciativa do governo Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes mostrou sua validade logo no mês seguinte, quando julho fechou com impressionantes 3.215 atendimentos.

O impacto da doença ainda sem vacina em meados do ano passado fez a população se cuidar. O reflexo veio na redução dos casos de contágio e morte, a ponto da Unidade de Referência ser transferida, no final do ano, para o anexo do posto de saúde da Cohab, devido a queda na procura pelo serviço.

Com a segunda onda de Covid, já durante a gestão Crescendo Com Seu Povo, a SEMS Penedo reativa o centro de triagem para Covid em seu local de origem.

Em maio deste ano, a Unidade de Referência em Síndromes Gripais registrou o seu recorde de atendimentos em um mês: 3.516. Junho ainda não terminou e o setor já ultrapassa três mil pessoas assistidas (3.020 até hoje).

A população já dispõe de vacina, com mais de 35% do público-alvo da campanha imunizado com a primeira dose em Penedo, mas as medidas de prevenção ainda precisam ser respeitadas para reduzir a disseminação do coronavírus.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados