Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal comemora 2 anos com 40 mil exames já realizados

CEDIM é hoje referência em Alagoas na utilização de telelaudos e exames de mamografia e ultrassonografia mamária pelo SUS

Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal comemora 2 anos com 40 mil exames já realizados

CEDIM é hoje referência em Alagoas na utilização de telelaudos e exames de mamografia e ultrassonografia mamária pelo SUS

Por Assessoria | Edição do dia 15 de julho de 2021
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,


Foto: Assessoria

Fechado durante 11 anos, o Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (CEDIM) foi reaberto em julho de 2019 marcando um momento importante na história da Uncisal e da saúde pública em Alagoas. Nesta quinta-feira (15/07), a unidade, que se transformou em referência no estado na utilização de telelaudos e exames como mamografia e ultrassonografia mamária pelo SUS, comemora dois anos de atividades e a marca de 40 mil exames realizados.

O reitor Henrique Costa destacou a importância do CEDIM para o sistema público de saúde do estado e também para servidores, estudantes e professores da Uncisal, já que o Centro de Diagnóstico e Imagem também é campo para o tripé ensino, pesquisa e extensão da universidade.

“É gratificante comemorar esses dois anos do CEDIM porque ele vem cumprindo seu papel de servir à população de Maceió e também do interior do estado com excelência. Temos orgulho do trabalho que é realizado pela equipe e pelos avanços conquistados ao longo desses dois primeiros anos”, disse o reitor.

Hoje o Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso realiza exames de ultrassonografia, densitometria óssea, radiografia, mamografia, ecocardiografia, eletrocardiografia com laudo, punção por agulha grossa e agulha fina e biópsia.

A vice-reitora Ilka Soares destacou a importância de oferecer um serviço de qualidade pelo SUS e ressaltou que a adição recente de serviços de punção e biópsia permitem ao CEDIM, junto ao Centro de Patologia e Medicinal Laboratorial (CPML/Uncisal), prevenir o câncer de mama e de tireoide em toda Alagoas.

“É muito importante para a população alagoana fazer seus exames preventivos e aqui é 100% pelo SUS. Foram realizadas campanhas com foco na prevenção ao câncer de tireoide, mama e colo de útero. Juntas, estas campanhas já beneficiaram mais de 3.500 pacientes”, completou a vice-reitora.

Ela lembra que no último mês de maio o CEDIM tornou-se referência para os serviços de punção por agulha grossa e ultrassonografia bilateral e também ampliou as mamografias para rastreamento.

Com a ampliação dos serviços e aquisição de novos equipamentos, o Cedim/Uncisal passou a ser referência na 1ª Macrorregião da saúde. “Agradecemos todo o empenho da Secretaria Estadual da Saúde, através do secretário Alexandre Ayres, para a aquisição de aparelhos que nos permitiram ampliar os serviços. Nossa meta é realizar 40 mil mamografias por ano, além de 7 mil ultrassonografias e cerca de 1.500 biópsias. O Centro de Patologias e Medicina Laboratorial da Uncisal (CPML) tem sido um parceiro importante do Cedim e irá realizar 1.700/ano de exames anatomopatológicos da mama. É um avanço importante para a população atendida pelo SUS em Alagoas”, declarou Kátia Born, coordenadora do Cedim/Uncisal.

TELELAUDO
Um dos diferenciais do CEDIM é a utilização de telelaudos, o que garante agilidade e qualidade ao serviço prestado. Por meio do telelaudos, municípios conveniados com a rede de diagnóstico da Universidade passaram a ter acesso a laudos com maior rapidez, contribuindo de forma mais eficiente para o diagnóstico e tratamento da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados