Central de triagem para sintomas gripais é inaugurada no bairro Benedito Bentes

A central passará a receber pacientes às 14h da tarde de hoje

Central de triagem para sintomas gripais é inaugurada no bairro Benedito Bentes

A central passará a receber pacientes às 14h da tarde de hoje

Por Carol Amorim - Repórter | Edição do dia 18 de maio de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,


Imagem da Central antes de ser inaugurada. Foto: Márcio Ferreira

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 18, pelo governo do estado, mais um Centro de Triagem para sintomas gripais. O novo centro de atendimento está localizado no bairro Benedito Bentes, no estacionamento do Shopping Pátio, em Maceió, e atenderá todos os dias da semana, durante 24h. O centro já estará atendendo a população a partir das 14h desta tarde. No local terão 148 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros. O governo estima que cerca de 200 pessoas sejam atendidas por dia no local. A central se trata de mais um equipamento de reforço para o enfrentamento da Covid-19 em Alagoas.

O equipamento foi inaugurado pelo governador Renan Filho e pelo secretário Alexandre Ayres, titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Durante a inauguração, o governador, mais uma vez alertou a população sobre os cuidados pertinentes para o enfrentamento da Covid-19 e informou sobre o crescimento na ocupação de leitos no estado.

“Aqui em Alagoas, no início de maio, chegamos a 100 leitos ocupados. Quase 15 dias depois, no dia 14, chegamos a 200 leitos ocupados. De lá pulamos para 300 leitos. Ou seja, a curva de contágio está crescendo aceleradamente. Hoje ainda temos leitos, mas vários estados não tem mais. Para que esse esforço, do fornecimento de novos leitos, seja bem sucedido, peço para que, quem puder, fique em casa, que preserve a sua vida, da sua família e da nossa sociedade, disse.

Nesta terça-feira, 19, o governado irá inaugurar mais cinco Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Com essas novas UTIs, a unidade passa a ter 12 UTIs disponíveis para atender a região. As 12 UTIs se juntam as dez já existentes do Hospital Regional de Arapiraca e no Hospital Memorial Djacy Barbosa, informou o secretário Alexandre Ayres.

“Nos próximos dias estaremos estruturando as portas de UTIs em Santana do Ipanema”, contou.

O secretário também informou que, neste momento de pandemia, houve ampliação de testagens para Covid-19, que grande parte da hidrixocloroquina disponível na rede de saúde em Alagoas foi adquirida com recursos do estado e que aguarda a chegada de respiradores garantidos pelo Ministério da Saúde.

“Nós havíamos entrado em contato com o agora ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, sobre os respiradores. Estivemos em contato com os secretários da pasta e esperamos que o ministro suplente forneça esses respiradores para Alagoas”, contou.

O governador Renan filho também disse que aguarda a sanção presidencial para a chegada do auxílio emergencial dos estados.

“São os recursos do governo do estado, do governo federal e o auxílio que vão estabilizar as finanças. Esses recursos serão para UPAs [, que serão inauguradas, para a ampliação do atendimento à saúde]. Tudo que o governo federal vai mandar, será pouco. O auxílio esperamos que seja sancionado o quanto antes. Ele vai recompor 60% ou 70% da receita. E mesmo com o auxílio teremos uma receita menor do que a do ano passado”, informou o governador do estado.

Com as medidas para conter o avanço da pandemia, Renan Filho ainda informou que a receita do estado está em queda desde março e que para este mês de maio, ainda há tendência a queda. “Estimamos uma perda de arrecadação de 30%”, pontuou. Essa estimativa seria contando com o recebimento do auxílio emergencial.

Planejamento para a saúde de Alagoas

Além da inauguração dos novos leitos de UTI amanhã, em Arapiraca,  o governo reforçou que o Hospital de Campanha, no Centro de Convenções, em Maceió, será inaugurado na próxima quinta-feira, 21, com mais 150 leitos clínicos e anunciou que o antigo mini pronto-socorro do Jacintinho será transformado em mais uma Central de Triagem.

“O mini pronto-socorro vai virar uma casa de acolhimento ao autista. Mas, neste momento, antes da função definitiva, se tornará Central Emergencial de Triagem”, contou.

Após a inauguração do Hospital de Campanha de Maceió, o governo informou que os esforços também serão concentrados na construção de um Hospital de Campanha em Arapiraca.

Em junho, o termo de obra será assinado para a construção de mais três UPAs em Maceió. Uma ficará no bairro Eustáquio Gomes, outra será inaugurada no Jaraguá e a terceira será instalada no bairro Chã da Jaqueira. Uma quarta UPA ainda será construida em Arapiraca, anunciou o governo.

Também em junho, o governo promete inaugurar o Hospital Regional de Porto Calvo, que terá 30 leitos de UTI e 100 leitos clínicos. Posteriormente, unidades hospitalares serão inauguradas em União dos Palmares e Delmiro Gouveia, sem novas datas estabelecidas.

“Nós estamos mantendo o maior esforço de ampliação de leitos em saúde pública da nossa história. Nossa meta era entregar mil leitos, já entregamos 699. Com a inauguração do Hospital de Campanha, serão entregues 849 leitos e agora nós queremos entregar mais de mil leitos”, contou Renan Filho.

Para este momento de pandemia, o governador enfatiza: “Vamos fazer tudo o que estiver a altura do governo do estado. É fundamental que o cidadão colabore com os profissionais da saúde, com os investimentos e que, se puder, fique em casa. Quanto mais isolamento, menor o risco da rede colapsar e vidas serem perdidas”.

O governador ainda pediu que a população cobre do outro o uso de máscaras e que siga as recomendações de higiene.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados