Castramóvel inicia atendimentos no Benedito Bentes

Veículo dotado de estrutura para castração de animais visa o controle populacional de cães e gatos

Castramóvel inicia atendimentos no Benedito Bentes

Veículo dotado de estrutura para castração de animais visa o controle populacional de cães e gatos

Por Assessoria | Edição do dia 11 de janeiro de 2022
Categoria: Maceió | Tags: ,,,,,


A Prefeitura de Maceió deu início nesta terça-feira (11), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), às atividades do Castramóvel, veículo dotado de estrutura para castrar cães e gatos. Neste primeiro dia de funcionamento foram distribuídas 35 fichas para castração e realizados atendimentos clínicos por demanda espontânea. Os animais também puderam contar com vacinação antirrábica e testagem para Leishmaniose Viral (LV). Os serviços foram oferecidos pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Gilson da Silva, aposentado, é morador do bairro e trouxe o cachorro Massunim para a castração. “Assim que soube que ia ter essa ação aqui, peguei as fichas, preenchi os formulários e trouxe meu cachorro. É uma ação muito boa, pois não só nós, mas os animais também precisam ser cuidados. Finalmente estamos vendo iniciativas como essas por parte dos órgãos públicos”, afirma.

O aposentado Gilson da Silva trouxe o cachorro Massunim para castração. Foto: Ascom/SMS
O aposentado Gilson da Silva trouxe o cachorro Massunim para castração. Foto: Ascom/SMS

A aposentada Lenildes Tobias também aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió e trouxe três animais para fazer consultas e serem vacinados. “É uma ação maravilhosa, deve ter sempre para a população que não pode pagar para vacinar ou fazer consultas. É importante saber que a Prefeitura se preocupa com a causa animal”.

A aposentada Lenildes Tobias também aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió e trouxe três animais para fazer consultas e serem vacinados. Foto: Ascom/SMS

Durante os atendimentos nesta terça-feira (11) e na quinta-feira (13), os animais são triados para avaliar se estão aptos a realizar a cirurgia. Já nos dias 18 e 20 serão feitas as castrações dos animais selecionados. As castrações são realizadas mediante triagem com exame de sangue e preenchimento de formulário de inscrição para fazer o pré-cadastro e agendamento do serviço. Cada usuário pode levar até um animal para realizar a castração.

Após esse processo, basta o tutor do animal comparecer no dia agendado levando a cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de renda de até 1 salário – mínimo ou comprovante de inscrição em algum programa do Governo Federal – Cadastro Único ou Auxílio Brasil.

Apoio do município à causa animal

A secretária-adjunta de gestão em Saúde do município, Roberta Borges, destaca que o Castramóvel é uma das ações que o município está realizando em prol da causa animal. “Estamos aqui com o primeiro dia das ações do Castramóvel, junto com a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses oferecendo diversos serviços para a população do Benedito Bentes, como vacinação, castração e atendimento veterinário”.

Roberta Borges, secretária-adjunta de gestão em Saúde do município. Foto: Ascom/SMS
Roberta Borges, secretária-adjunta de gestão em Saúde do município. Foto: Ascom/SMS

“Com essa iniciativa de hoje estamos iniciando uma importante parceria com diversos outros órgãos municipais, que irão compor o Gabinete da Causa Animal nessa nossa gestão. Não só nós da Saúde, mas outras secretarias farão parte da defesa, com disponibilização de serviços, realização de campanhas e tudo o que possa ajudar a causa animal”, completa Roberta Borges, secretária-adjunta de gestão em Saúde.

Sobre o Castramóvel

O equipamento integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos e visa e controle populacional de cães e gatos. O Castramóvel passará por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

O Castramóvel conta com duas mesas cirúrgicas, que podem ser usadas de forma simultânea; uma autoclave para agilizar a esterilização de todo o material utilizado; uma geladeira, caso seja necessário coletar algum material biológico; além de ar-condicionado, exaustor, caixa d’água, caixas de esgoto, balão de oxigênio, extintor de incêndio e armário. É um centro cirúrgico completo.

O Castramóvel. Foto: Ascom/SMS
O Castramóvel. Foto: Ascom/SMS

Participam das ações duas equipes – dois médicos veterinários, dois auxiliares de veterinários e dois técnicos responsáveis pelos cuidados com a remoção dos animais pós-cirurgia.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados