Canal do Sertão: Deputada alerta possibilidade de bloqueio no Orçamento da União

Jó Pereira (MDB) fez o aviso nesta terça (23)

Canal do Sertão: Deputada alerta possibilidade de bloqueio no Orçamento da União

Jó Pereira (MDB) fez o aviso nesta terça (23)

Por Assessoria | Edição do dia 23 de março de 2021
Categoria: Política | Tags: ,,,


Deputada Jó Pereira (MDB). Foto: Divulgação

A deputada Jó Pereira (MDB) alertou, na sessão desta terça-feira (23), para a possibilidade do eventual bloqueio da execução física, orçamentária e financeira da construção do Canal do Sertão em Alagoas, no Orçamento da União para 2021. A recomendação pelo bloqueio é do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI), coordenado pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB).

A parlamentar chamou a atenção para o fato de, segundo reportagem da Agência Câmara, o bloqueio ter sido sugerido em relatório do próprio Tribunal de Contas da União (TCU), encaminhado este ano.

“Preocupa-me bastante também que essa sugestão esteja em relatório enviado pelo TCU e deixo o alerta para a bancada federal, que deve contribuir na apuração dos fatos e não permitir a descontinuidade da obra. O Governo do Estado também precisa mostrar a importância do Canal do Sertão para Alagoas. Os alagoanos não podem, nem merecem ser punidos com a descontinuidade de uma obra tão essencial”, frisou.

Antes de fazer o alerta, em aparte ao pronunciamento do deputado Inácio Loiola sobre o Dia Mundial da Água, Jó já havia falado na importância do Canal do Sertão, lembrando que se trata da maior obra estratégica para desenvolvimento e para garantia hídrica do estado de Alagoas.

“É necessário que esse Parlamento fale sempre sobre o Canal, que tem que ser concluído. Não podemos ter nenhum quilômetro a menos”, pontuou, acrescentando a necessidade de avanços e investimentos na manutenção e na produtividade do Canal do Sertão, e de priorizar projetos complementares às obras concluídas.

Após o aparte, Jó destacou que o comitê proposto por Loiola para o acompanhamento dos investimentos no Canal do Sertão já tem uma meta clara: defender a continuidade da obra.

Outras obras

Além do Canal do Sertão, após analisar as informações enviadas pelo TCU, o COI recomendou o bloqueio de outras seis obras e serviços na proposta orçamentária para 2021: a adequação de trecho da BR-116 na Bahia; a construção da BR-040 no Rio de Janeiro; a ampliação da BR-290 no Rio Grande do Sul; a implantação do BRT em Palmas (TO); investimentos na Ferrovia Transnordestina; e a construção do sistema adutor do Ramal do Piancó, na Paraíba.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados