Caldinho de Capela, patrimônio alagoano

Por Nide Lins | Edição do dia 16 de agosto de 2020
Categoria: Cultura


Na segunda-feira, dia 17, quando o Caldinho de Capela abrir as portas, pontualmente às 9h, será diferente e com mais sabor, porque agora o bar é Patrimônio Imaterial de Alagoas. Os caldinhos de feijão, galinha e misto (galinha e feijão, meu predileto) há 45 anos alimenta a felicidade de muitas gerações.

O projeto de lei é de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), considerando o Caldinho de Capela como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas, criado pelo alagoano Newton Melo Bastos, no município de Capela.  “É uma maneira de manter a tradição e ajudar as pessoas também a empreender a partir da culinária, artesanato e afins. O Estado e Municípios têm muito a contribuir incentivando a criação do ambiente de negócios e via também a cultura do empreendedorismo social’, justificou o parlamentar.

Depois de ser sancionado pelo governador do Estado, Renan Filho, segundo o deputado Inácio Loiola, o passo seguinte é conversar e mostrar à Secretaria de Turismo a necessidade de incluir, no roteiro turístico, as riquezas culturais, gastronômicas e históricas, a exemplo do Caldinho da Capela e outros.

Conversei com seu Newton, que não cabe em si de alegria com o reconhecimento de seu empreendimento, que na pandemia trabalhou no pegue e leve. “O caldinho é minha vida, gosto de ter o povo aqui, das conversas de futebol, dos bastidores da política… Fiquei muito triste com a pandemia, mas entendo que precisamos respeitar o distanciamento social, tanto que só vou abrir de segunda a sexta, porque no domingo vira uma assembleia (risos)”.

Mas o que tem de bom no Caldinho do Seu Newton? Amor, dedicação, histórias, e o frescor dos caldinhos nos sabores de feijão, galinha e o misto (galinha e feijão). O petisco é precioso, tanto que o bar é ponto de encontro dos capelenses e dos ilustres turistas que aterrissam por lá só para saboreá-los. Já são mais de quatro décadas de tradição. Lá, seu Newton, sempre conta com auxilio luxuoso de sua esposa, Dalva e o filho, Antônio.

Na pracinha, por sinal, bem lindinha, da cidade de Capela, uma placa do governo do Estado indica o Caldinho de Capela, patrimônio alagoano sob a batuta do Newton Melo Bastos, uma lenda viva do Município que também abriga o atelier do ceramista João de Alagoas e seus seguidores.

Quem faz o turismo na cidade são as pessoas, como o caldinho do Seu Newton, o Atelier do João das Alagoas com os artesãos, e os pasteis do G. Pastelaria, conhecido como Pastel do Gilberto. Tudo é motivo para viajar até a Capela.

Viajando para Capela, aproveite para conhecer o atelier do João das Alagoas que reúne os melhores talentos da arte de barro. Mas, lembre-se: para se deliciar com os caldinhos, acerte os ponteiros do relógio: das 9h até às 12h. Sem prorrogação.

Rota Caldinho de Capela

Preço: copo de 250 ml – R$ 6,00/ Aceita-se cartões

Endereço: Rua Francisco Avelino, 446 – Centro de Capela – Telefone: (82) 3287.1345–  Horário do novo normal: De segunda a sexta-feira, das 9h até 12h.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados