Caderneta da Criança volta a ser distribuída na rede pública de Saúde de Maceió nesta segunda

Iniciativa da Prefeitura foi autorizada pelo Ministério da Saúde para assegurar ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento infantil

Caderneta da Criança volta a ser distribuída na rede pública de Saúde de Maceió nesta segunda

Iniciativa da Prefeitura foi autorizada pelo Ministério da Saúde para assegurar ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento infantil

Por Assessoria | Edição do dia 22 de abril de 2022
Categoria: Maceió, Saúde, Ultimas Notícias | Tags: ,,,


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retoma, na próxima segunda-feira (25), a distribuição de Cadernetas da Criança. O documento é o principal instrumento dos profissionais de saúde da Atenção Primária para acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças, do nascimento até os nove anos, garantindo o direito à assistência em saúde para esse público-alvo.

Autorizada e apoiada pelo Ministério da Saúde, que repassou à SMS todo o layout e conteúdo da caderneta oficial distribuída para todo o País, a iniciativa inovadora do Município foi adotada para atualizar sua distribuição para as crianças maceioenses que ainda não têm o documento.

“A Caderneta da Criança é um documento essencial para o acompanhamento da saúde dos nossos pequenos maceioenses, onde ficam registrados todos os procedimentos realizados, do nascimento à pré-adolescência. Por isso, mobilizamos recursos próprios e somamos esforços junto ao Ministério para garantir que essas informações sejam armazenadas adequadamente”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.

Foto: Reprodução

Segundo a coordenadora dos Programas Estratégicos da SMS, Camila Moura, o Município recebeu o primeiro lote de um total de 20 mil cadernetas – 10 mil para meninas e 10 mil para meninos – que serão distribuídas para as crianças que ainda não possuem o documento e também encaminhadas às maternidades de Maceió, para que os pequenos que venham a nascer já saiam do hospital com os primeiros registros de saúde devidamente anotados em sua caderneta.

“Essa dispensação vai obedecer a um novo fluxo e ao calendário de distribuição que elaboramos. As unidades de saúde irão fazer o levantamento das crianças que ainda não receberam a caderneta, recolher a documentação necessária com os pais e fazer a entrega às famílias”, explica Camila Moura.

Para receber o documento, os pais ou responsáveis deverão se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar originais e cópias da certidão de nascimento da criança, do seu RG e do comprovante de residência.

“Vale salientar que a distribuição desses exemplares nas unidades deverá ser apenas para aquelas crianças que não receberam a caderneta de vacinação no nascimento. Em caso de substituição por perda e/ou extravio mediante a comprovação, ficará a critério do profissional responsável avaliar a situação”, reforça a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

Fluxo para maternidades

A coordenadora esclarece, ainda, que a dispensação das cadernetas para as maternidades de Maceió – seja contratualizada pelo SUS ou privada – também seguirá um novo protocolo. A solicitação deverá ser encaminhada através do e-mail da Coordenação (saudedacriancamaceio@gmail.com), junto com a previsão do quantitativo mensal, que será autorizado após avaliação da equipe da SMS. A dispensação também estará condicionada ao envio da tabela mensal de nascidos vivos.

Vacinação

A enfermeira Camila Peixoto, da Gerência de Imunização do município, ressalta que a Caderneta da Criança também é de fundamental importância para as equipes de vacinação, porque é o documento que comprova o registro e o calendário de aplicação das quase 20 vacinas disponibilizadas no calendário básico de imunização, aplicadas ao longo da vida do indivíduo.

“Tanto em relação às primeiras doses de vacina quanto no caso de algumas doenças, como o tétano, o registro da vacina estará ali para sempre. Em algum momento, poderá ser uma informação decisiva, por isso, a caderneta deve ser guardada com bastante cuidado. Além disso, a caderneta é bem completa e reúne informações e orientações importantes para o acompanhamento do desenvolvimento da criança”, ressalta.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados