Cada vez mais é necessário e vale a pena investir em Marketing

Capacitados e antenados, profissionais de Marketing impactam na valorização da marca e nas vendas

Cada vez mais é necessário e vale a pena investir em Marketing

Capacitados e antenados, profissionais de Marketing impactam na valorização da marca e nas vendas

Por Assessoria | Edição do dia 6 de maio de 2021
Categoria: Mercado, Notícias | Tags:


Digital, de Relacionamento, de Guerrilha, Institucional, de Conteúdo, Viral ou Mobile. Essa lista menciona apenas os mais populares tipos de Marketing. Num mundo globalizado, onde o poder de decisão e compra está cada vez mais na palma da mão do consumidor, o profissional de Marketing tem um papel ainda mais fundamental nas estratégias para aprimoramento da relação entre clientes e empresas.

Produtos e serviços nunca estiveram tão perto do cliente quanto nesse “novo normal”, quando milhares de empresas foram obrigadas a pensar em estratégias diferenciadas e se reinventar para atrair e fidelizar o tão almejado cliente. Sim, não basta chamar a atenção, o novo consumidor é exigente, analítico e crítico. Antes de realizar a compra ou contratar um serviço, ele vai avaliar em detalhes a reputação da empresa através da experiência de outras pessoas.

É nesse cenário que brilha a estrela do profissional de Marketing. Sua especialidade vai além da comunicação da empresa, cabe a ele acompanhar as mudanças no mercado e constantemente aprimorar e acirrar as estratégias com foco nas vendas. Tão importante dentro de pequenos ou grandes negócios, que ganhou um dia em sua homenagem: o próximo sábado, dia 8 de maio, quando se comemora o Dia do Profissional de Marketing.

Faz marketing, não milagre
Em termos simples e diretos, o profissional de Marketing vai atuar na construção da identidade da marca para o mercado. Isto significa que é ele quem vai traçar o plano de apresentação do propósito dessa marca, posicionando-a de forma alinhada às expectativas do consumidor.

Porém essas expectativas mudam constantemente e o que funciona em um ano pode não ser mais relevante no outro. O marketing bem feito vai evitar que a sua marca seja esquecida ou vire monótona, pois vai estar sempre de olho nas transformações do mercado para reintroduzi-las na empresa, no produto, serviços e comunicação com o público.

Se você é um empreendedor e está pensando em contratar esse profissional, fique atento ao seu papel para que as estratégias delineadas no plano de marketing da empresa funcionem. Ele vai precisar entender o que te motivou a desenvolver sua marca, qual o seu ideal e seus valores e, a partir daí, vai conhecer o seu público consumidor, estudar os hábitos dele e comunicar que a sua empresa tem a solução correspondente às suas expectativas para o problema, aumentando assim as chances de fidelização.

Conheça o perfil
Para quem almeja atuar na área, é importante observar que algumas características são inerentes e atemporais para esse profissional: criatividade, boa comunicação e capacidade de formular estratégias, além da disposição para estar sempre antenado com qualquer novidade da área.

Saber lidar com Inteligência de Mercado, mensuração e avaliação de dados, planejamento estratégico e, ao mesmo tempo, disrupção para lidar com mudanças no mercado ou no comportamento do consumidor são outros atributos bastante pertinentes ao “pessoal do Marketing”.

“A área de humanas, em especial os profissionais da Comunicação precisam acompanhar o mercado em diversas frentes, seja nas que estão ligadas diretamente a sua área de atuação, mas principalmente nas que não estão. Pois é o profissional de Marketing que atuará em parceria com eles na busca de melhores resultados. E claro, esse profissional precisa mergulhar na inovação, acompanhando tendências e promovendo novas soluções para o segmento que atua”, alerta Camilla Alcides, coordenadora de Marketing do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL).

Esta agilidade chegou, inclusive, à formação dos profissionais. Além dos cursos de graduação e pós-graduação em Marketing, uma tendência muito forte é o curso de Tecnólogo em Marketing, de menor duração – apenas 2 anos – e que consegue acelerar a introdução desses profissionais no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados