Braskem e Prefeitura de Maceió ampliam ações de segurança em bairros

Por Assessoria | Edição do dia 14 de setembro de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,


Bairro Pinheiro. Foto: Reprodução

Os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto vão contar agora com uma Brigada Dedicada para apoiar as ações da Defesa Civil em caso de ocorrência de situações emergenciais na região. A brigada vai atuar exclusivamente para executar os protocolos de atuação previstos no Plano de Contingência (Plancon) da Defesa Civil e do Plano de Atendimento à Emergência (PAE) da Braskem.

Essa ação está prevista no 4º Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió e estabelece a adoção de medidas importantes para a segurança da população local.  A brigada é formada por 12 bombeiros civis, que trabalham em três turnos, 24 horas por dia, todos os dias da semana. A equipe já foi capacitada em campo e passou por treinamentos específicos da Defesa Civil. Adicionalmente, três carros com sistemas de som instalados estão à disposição da Defesa Civil para inspeções e rondas e apoio na execução do Plancon.

O Termo de Cooperação Técnica prevê ainda a implantação de um sistema de videomonitoramento e a instalação de pórticos, sinais luminosos e cancelas de vias públicas. Algumas dessas ações já estão concluídas e em operação, como a contratação de serviços de brigada. As medidas firmadas garantem à Defesa Civil Municipal estrutura para monitorar as vias de maior circulação nos bairros. Estão previstas instalações de câmeras em ruas de maior circulação de veículos e pessoas, como a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, Rua Professor José da Silva Camerino e Rua Dr. Passos de Miranda (ladeira do Calmon). Para isso, a Braskem irá arcar com os custos do projeto, dos equipamentos e da instalação das câmeras nos locais indicados. Par a a exec ução desse monitoramento, a sede da Defesa Civil será estruturada para receber o centro de videomonitoramento.

A Braskem irá apoiar também com a estruturação de um espaço de atendimento aos moradores, o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), que será usado em situação de emergência. A Defesa Civil, por sua vez, fica responsável por orientar todos os moradores caso haja a necessidade de evacuação. E, para dar conhecimento aos moradores dos bairros das ações a serem adotadas em uma situação de emergência, a Braskem será responsável por apoiar a Defesa Civil na produção de conteúdo de comunicação, por meio de folders e mensagens em carro de som.

Termos de Cooperação Técnica anteriores

Em abril de 2019, a Braskem assinou o 1º Termo de Cooperação Técnica com as autoridades, que resultou na montagem de uma sala de monitoramento para a Defesa Civil, no Pinheiro, instalação de uma estação meteorológica e de aparelhos de monitoramento DGPS e a recuperação de vias públicas e do sistema de drenagem no Pinheiro.

Em dezembro, a empresa assinou um 2º Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura. Além de melhorias no sistema de monitoramento geológico da Defesa Civil e da doação de novos equipamentos, o Termo estendeu o monitoramento aos bairros do Mutange e Bebedouro, além do Pinheiro. O 3º Termo de Cooperação Técnica foi assinado em fevereiro de 2020 e definiu apoio às ações da Prefeitura nos processos de inspeção e demolição dos imóveis nas áreas de risco.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados