Brasileiro é eleito diretor da Organização Internacional do Café

José Sette foi eleito por aclamação nesta sexta, em Londres

Brasileiro é eleito diretor da Organização Internacional do Café

José Sette foi eleito por aclamação nesta sexta, em Londres

Por | Edição do dia 18 de março de 2017
Categoria: Brasil, Notícias | Tags: ,


Silas Brasileiro, do CNC, ao lado do novo diretor-executivo da OIC, o brasileiro José Sette (Foto: Cafépoint)

Silas Brasileiro, do CNC, ao lado do novo diretor-executivo da OIC, o brasileiro José Sette (Foto: Cafépoint)

Em comunicado emitido nesta sexta-feira (17), a Organização Internacional do Café (OIC) informou que já tem um novo diretor-executivo. Após reuniões e articulações da delegação brasileira em Londres, José Dauster Sette foi eleito para o cargo. Ele vem suceder outro brasileiro, Robério Silva, que estava em seu segundo mandato e faleceu em dezembro de 2016, em Belo Horizonte (MG).

Segundo a OIC, Sette seguia até agora como diretor executivo do órgão internacional voltado para algodão, a ICAC (International Cotton Advisory Committee, em inglês). A decisão foi tomada nesta semana, durante a 119ª Sessão do Conselho Internacional e dos Comitês da Organização Internacional do Café (OIC), em Londres (ING). A delegação brasileira foi chefiada pelo embaixador Hermano Telles Ribeiro, representante permanente do País junto aos Organismos Internacionais sediados na capital inglesa, e composta por: ministra Ana Paula Simões Silva (Resbralon); conselheiro Joaquim Pedro Penna (Resbralon); Leonardo Bastos Azevedo (Resbralon); deputado Silas Brasileiro (CNC); Silvia Pizzol (CNC) e Carlos Brando (P&A Marketing).

A eleição
Em seu Balanço Semanal, o Conselho Nacional do Café (CNC) informou que “o principal foco das discussões foi a busca de consenso entre os países membros para a escolha do novo diretor executivo da Organização entre os cinco candidatos endossados pelos governos de Brasil, Indonésia, México, Peru e Suíça”. A instituição vinha alertando para a fragilidade que as diversas candidaturas representavam para os países produtores.

Segundo o CNC, foi ainda na segunda-feira (13/3), que a presidente do Conselho Internacional da OIC informou que o Peru retirou sua candidatura, restando, assim, quatro candidatos (Brasil, Indonésia, México e Suíça). Devido à complexidade do processo de votação previsto no regulamento, a OIC optou pelo uso de “confessionários” (encontros individuais das delegações de cada país membro com a presidente do Conselho visando a avaliar o posicionamento e a preferência de cada membro em relação aos candidatos). O objetivo foi alcançar consenso na escolha do diretor executivo, evitando o desgastante processo de votação.

Os candidatos, então, discursaram para que as delegações presentes conhecessem suas experiências e capacidades dos postulantes e de suas agendas propostas para a OIC. Um moroso processo de negociação, conforme o CNC, se arrastou por toda a semana até que o nome ficasse definido que o brasileiro José Dauster Sette será o novo diretor executivo da OIC.

Silas Brasileiro também considera que a experiência de José Sette em gestão administrativa e financeira de organismos internacionais, além de seu amplo conhecimento do setor cafeeiro, confere-lhe todos os requisitos necessários para fortalecer a OIC como o fórum internacional de gestão dos assuntos cafeeiros.

O CNC apresentou os principais pontos da agenda proposta por Sette:
– Reorganizar administrativamente e concluir o processo de revisão estratégica da OIC, criando escopo para o fortalecimento do setor de estatísticas;
– Maior aproximação da Organização com os membros e ampliação de sua representatividade;
– Valorizar o aspecto econômico da sustentabilidade;
– Ampliar a consciência e o desenvolvimento de estratégias mitigadoras das mudanças climáticas;
– Diversificar as fontes de financiamento dos projetos cafeeiros;
– Ampliar os impactos promocionais do Dia Internacional do Café;
– Construir, de forma participativa, indicadores de desempenho para a OIC (Keys Performance Indicators – KPIs).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados