Boa Tarde!, Sexta-Feira - 20 de Setembro de 2019

 

Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço 2020/2021

Alyshia Gomes / 9:49 - 31/08/2019


Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudo destinado a estudantes brasileiros já graduados e interessados em uma experiência acadêmica na Suíça. Segundo o site do governo suíço, as oportunidades abrangem três modalidades acadêmicas:

  1. Doutorado: Candidatos interessados em cursar doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 3 anos;
  2. Pós-Doutorado: Pesquisadores que já possuem um doutorado, que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses;
  3. Pesquisa: Candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado, ou médicos que cursam especialização, que estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses.

Não haverá bolsas para graduação e mestrado.

Os critérios de elegibilidade vão de acordo com as modalidades mencionada acima.  Os interessados poderão ter acesso às exigências do edital  na página da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS).

Posso, no entanto, antecipar algumas informações como, por exemplo, chamar atenção para o limite de idade para os interessados em uma bolsa de doutorado de 35 anos. Outra questão importante, e que deve ser destacada, é a responsabilidade do interessado em encontrar uma universidade suíça, o programa de pós-graduação e um(a) orientador(a).

Se está interessado e  atende aos requisitos de admissão conforme o tipo de programa escolhido, a orientação é que você solicite os documentos de candidatura diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil, por meio do e-mail  bra.bolsas@eda.admin.ch.

Os documentos que servirão de base para a tua candidatura devem ser impressos, preenchidos e, então, devolvidos em três vias à Embaixada até a data limite (31.10.2019), juntamente com os documentos comprobatórios exigidos no edital.

Endereço para envio:

Embaixada da Suíça
“Bolsa de Estudo”
SES Av. das Nações, Quadra 811, Lote 41
70448-900 Brasília DF

QUER ESTUDAR LÁ FORA?  VOCÊ PODE ACOMPANHAR OS COMENTÁRIOS E DICAS DE BOLSAS INTERNACIONAIS NESTE BLOG E NA COLUNA “ESTUDAR LÁ FORA” DO JORNAL “O DIA ALAGOAS” . 


Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

Alyshia Gomes

 


Comentar usando