Barro Duro ganha unidade de saúde nesta quarta-feira (22)

Barro Duro ganha unidade de saúde nesta quarta-feira (22)

Por | Edição do dia 22 de junho de 2016
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,


Uma nova unidade de saúde foi inaugurada nesta quarta-feira (22) no Barro Duro, em Maceió. O projeto tem parceria com a Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) e estabelece que dentro da instituição funcione uma Unidade Docente Assistencial (UDA), espécie de Unidade Básica de Saúde (UBS).  Essa unidade acolherá uma equipe de modelo tradicional e atenderá a demanda espontânea do 5º Distrito Sanitário da capital.

A proposta de trabalho consiste em implantar uma UBS no espaço cedido pela FAT para atendimento à população, consultas e procedimentos em conformidade com os protocolos definidos previamente pelo Ministério da Saúde.

Compete à Secretária Municipal de Saúde (SMS) a manutenção de Recursos Humanos de níveis técnico e superior – um médico ginecologista, um médico pediatra, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um assistente social, um farmacêutico e um técnico em Farmácia. Além disso, a SMS tem a responsabilidade pelo abastecimento farmacêutico e de correlatos, impressos, vacinas, teste rápido de HIV e das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), água mineral, material de consumo e demais recursos para o bom funcionamento da unidade.

A UDA fica na Rua Lucilo Simões de Souza, s/n, primeira à esquerda depois da FAT, localizada na Rua Muniz Falcão, 1.324, no Barro Duro. A instituição contará com sala de espera, recepção, sala de pré-consulta, administração, marcação de consultas e exames, expurgo, preparo de material, Diagnóstico Medicina Laboratorial (DML), sala de procedimentos e curativos, sala de nebulização, sala de imunização, sala de enfermagem e ginecologia e consultório médico. A unidade terá capacidade para atender uma população de até 18 mil usuários.

Este é o segundo convênio que o Município firma com instituição de ensino superior para a proposta da UDA. O primeiro foi com o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

Segundo pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o município, a região do 5º Distrito Sanitário tem o maior índice de exclusão social, com famílias vivendo abaixo da linha de pobreza. A região tem população de 168.019 pessoas distribuídas entre os bairros Barro Duro (15.198), Feitosa (31.326), Jacintinho (88.247), São Jorge (9.272) e Serraria (23.976).

O mesmo distrito possui as seguintes unidades de saúde: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noracy Pedrosa (Jacintinho), Unidade de Saúde José Araújo Silva (Jacintinho), Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho), Unidade de Saúde da Família João Moreira (Jacintinho), Unidade de Saúde Felício Napoleão (Jacintinho), Unidade de Saúde Waldomiro Alencar (Jacintinho), Unidade de Saúde da Família Paulo Leal (Feitosa), Unidade de Saúde da Família Novo Mundo (Novo Mundo), Unidade de Saúde José Tenório (Serraria), Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria), Unidade de Saúde da Família José Maria de Melo (São Jorge), Unidade de Saúde da Família Vila Emater II (São Jorge). O Barro Duro, apesar de possuir uma população de 15.198 habitantes, não tem equipamento de saúde.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados