Bares, restaurantes e shoppings comemoram reabertura; especialista alerta para manutenção dos cuidados

Por Thiago Luiz – Estagiário* | Edição do dia 26 de julho de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,,,


Foto: Divulgação

De volta aos trabalhos. Depois de quatro meses de paralisação das atividades em razão da pandemia do novo coronavírus, na última segunda-feira (20), bares, restaurantes e shoppings foram autorizados a reabrir em Maceió. A reportagem de O Dia Mais entrou em contato com os principais estabelecimentos e entidade para saber como foi o balanço nessa primeira semana de retomada.

Mesmo com a flexibilização no decreto de isolamento social do Governo de Alagoas, a infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, alerta para a necessidade de manter os cuidados de distanciamento.

“Nada de festa, nada de aglomeração. Também vamos precisar nos acostumar a continuar usando máscaras de proteção facial”, afirmou a especialista. “É preciso ficar atento aos sintomas do novo coronavírus. Procure ajuda médica caso necessário”, conclui.

Silvia ainda alertou para a importância de manter as mãos constantemente higienizadas com álcool em gel, mas prioritariamente lavar com água e sabão.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), Thiago Falcão comemorou a retomada das atividades: “A gente teve uma recuperação em torno de 25% a 30% do movimento que tinha antes. Nos dois primeiros dias, o horário de almoço foi um pouco melhor do que o jantar. Cerca de 40% dos estabelecimentos estão reabertos ao público, mas a expectativa é que nos próximos dias chegue a 80% e a perspectiva é que os outros 20% abram no mês de agosto”.

Foto: Divulgação

Por parte das empresas, o Maceió Shopping disse que o movimento de pessoas, durante os primeiros dias, foi dentro da expectativa. Em média, 30 mil pessoas por dia visitaram o centro comercial no bairro da Mangabeiras. Até a quarta-feira, de acordo com o superintendente do shopping, Robson Rodas, cerca de 16 mil carros estiveram no pátio do estacionamento.

Já a empresa que administra o Parque Shopping, localizado na Cruz das Almas, não permite que esses números sejam divulgados à imprensa. Mas, de acordo com a assessoria, o movimento de reabertura superou as expectativas e se manteve o tempo todo dentro do permitido, sem qualquer momento de aglomeração.

“Shoppings são estruturas que permitem controle da circulação de pessoas, com espaço amplo e higienização constante, além de contar com sinalização educativa”, afirma Leonardo Franco, superintendente do Parque Shopping Maceió.

“Estamos em um processo intenso de adequação para o que consideramos este ‘novo normal’ com o objetivo de fazer do shopping um ambiente ainda mais seguro do que sempre foi”, diz.

O Shopping Pátio Maceió, na Cidade Universitária, também não divulgou números oficiais por se tratar de empresa de capital aberto. Mas, segundo a administração, todas as medidas de prevenção à Covid-19 foram adotadas.

“Saúde é uma prioridade para nós e reabrimos nossas portas com novidades e adaptações para continuar oferecendo experiências memoráveis e bem-estar aos nossos clientes, com ainda mais conforto e segurança nestes tempos de pandemia”, afirmou o shopping center.

 

*Sob supervisão da editoria.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados