Avanço do mar: prefeitura decreta situação de emergência na Barra

Órgão iniciou um trabalho emergencial com um muro de contenção para proteger casas e estabelecimentos comerciais

Por | Edição do dia 23 de janeiro de 2019
Categoria: Notícias, Regionais | Tags: ,,,,


Barra Nova (1)

O avanço do mar vem causando transtornos as residências e estabelecimentos comerciais de Barra Nova, em Marechal Deodoro. Com isso, a prefeitura do município declarou nesta quarta-feira (23) que a região está em  situação de emergência para as áreas afetadas por erosão costeira/marinha. O decreto foi assinado na terça e pulicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a assessoria da prefeitura, com os risco enfrentados por moradores, o órgão iniciou  um trabalho de contenção com o uso de pedras, formando uma barreira de proteção. Ao todo, serão utilizados em todo de vinte caçamba de pedras no local. Essa barreira ajuda a diminuir o impacto das ondas durante a maré alta. O trabalho teve início ontem e deve ser finalizando hoje, já que somente pode ser executando durante a maré baixa.

“Nós temos uma dinâmica muito grande na Barra Nova que a cada ano, a boca da barra abre em uma localidade diferente. Desta vez, além da maré de lua, estamos na época do vento nordeste, o que fez com que haja maré alta, e ondas estão mais fortes. No local já havia um muro de contenção e que a força das ondas derrubou. Então acionamos a Defesa Civil Estadual, comunicamos ao Governo do Estado e decretamos situação de emergência aqui na Barra Nova”, disse o prefeito Cláudio Filho Cacau.

Ainda de acordo com informações da assessoria de comunicação, a Defesa Civil Estadual esteve no local e realizou uma vistoria e se colocou à disposição para ajudar.

“Esta é uma ação natural, mas que está causando muitos danos à população. Vamos reconhecer a emergência e enviar para o Governo Federal”, disse o coordenador da Defesa Civil do Estado, Cel. Moises.

Muro de Contenção

Paralela à contenção emergencial que está sendo realizada na Barra Nova, a Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou o projeto para a construção de um muro de contenção para a orla da Barra Nova. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a ideia é que a contenção contemple um quilômetro de orla.

“Esta contenção com pedras que estamos fazendo melhora, mas não é definitiva. Então estamos produzindo um projeto para um muro de contensão para tentar solucionar este problema. Vou a Brasília também e quero acionar a bancada federal para pleitear os recursos para a esta obra”, finalizou o Prefeito.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados