Atuação do Departamento de TI da Semge minimiza impactos da pandemia

Atuação do Departamento de TI da Semge minimiza impactos da pandemia

Por Assessoria | Edição do dia 6 de dezembro de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,


Os protocolos de segurança contra a pandemia de Covid 19 fizeram com que os órgãos públicos também tivessem que se reinventar. E, foi por meio da inovação e tecnologia, que a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) criou estratégias para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes externos, bem como da população, mantendo a prestação de serviços remotos.

A atuação Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Município contribuiu, inclusive, para o monitoramento da situação local em meio à pandemia, permitindo uma atuação de fiscalização de forma mais focada durante o isolamento. Uma das estratégias foi a adesão ao acordo de Cooperação Técnica com as Prestadoras de Telefonia e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) para acessar a plataforma Big Data Analytics. Ao conectar à plataforma, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) teve acesso ao índice de isolamento social em toda cidade, como também ao mapa de aglomeração dos bairros e onde se concentrava a maior movimentação dos telefones móveis.

De acordo com o coordenador de TI da Semge, Felipe Gomes de Oliveira, as empresas de Telecomunicações compartilharam apenas as informações estatísticas de deslocamento em massa e não houve nenhum tipo de individualização e identificação de cada terminal ou usuário. “Toda a pesquisa foi anônima, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), marco civil da Internet e o sigilo telefônico. O levantamento do índice de isolamento social do dia anterior era recebido até às 15h, diariamente”, afirmou.

O painel de aglomeração funcionou de modo a autorizar a visualização de celulares conectados em uma antena, em um dia definido e em comparação a um certo período antes da quarentena. Esse indicador com os receptivos mapas das regiões criados a partir de informações anônimas das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo permitiu que o usuário tivesse a visão por quadrantes de 2km dentro do Estado e Município selecionados.

Trabalho remoto

A fim de aprimorar fluxos de trabalho, durante a quarentena, o Departamento de Tecnologia da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) desenvolveu e disponibilizou ferramentas para que o isolamento social tivesse continuidade e facilitar que os servidores pudessem realizar suas atividades e recorrer aos serviços no conforto de casa.

O Departamento inovou também na criação de instrumentos de trabalho remotos. “Para quem desenvolvia essas atividades, nós iniciamos as centrais telefônicas virtuais que mantiveram o funcionamento dos canais de atendimento no site (telefones fixos 3312) da Prefeitura sem precisar que ninguém saísse de casa. O cidadão ligava para o telefone fixo e, de acordo com a escolha do atendimento virtual, era redirecionado para o celular do servidor que estava em seu trabalho remoto”, acrescentou Oliveira.

Além disso, foram criadas redes virtuais para o acesso dos documentos e arquivos por meio de uma rede VPN para cada usuário, evitando que deslocamentos fossem necessários. Houve também o fornecimento de aparelhos móveis para atendimentos específicos das demandas geradas durante a pandemia. Foi dado suporte ao Procon Maceió para a realização de audiências virtuais, à Procuradoria Geral do Município (PGM) para reuniões virtuais e à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para reuniões virtuais com todas as unidades de saúde.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados