Assistência Social realiza ação de combate ao trabalho infantil em cemitérios

Casos encontrados serão encaminhados ao Conselho Tutelar

Assistência Social realiza ação de combate ao trabalho infantil em cemitérios

Casos encontrados serão encaminhados ao Conselho Tutelar

Por Vanessa Napoleão/ Ascom Semas | Edição do dia 3 de novembro de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,,


Foto: Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, nessa segunda-feira (02), Dia de Finados, uma ação para coibir o trabalho infantil em cemitérios da capital. A atuação de crianças e adolescentes nestes locais é considerada uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a Lista TIP.

O item 71 da Lista destaca que em cemitérios crianças e adolescentes estão expostos a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos) riscos de acidentes e estresse psíquico.

As ações aconteceram nos cemitérios São Luiz, no bairro da Santa Amélia, Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá, São José e Piedade, no Prado.

A coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves destacou a importância deste trabalho. “Durante o dia De Finados, o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil – em alguns casos pelos próprios pais ou responsáveis – aumenta consideravelmente. Orientamos a população sobre o que é trabalho infantil e suas consequências. Outra importante ferramenta de combate a esta prática continua sendo o Disque 100. A população pode colaborar denunciando casos de trabalho infantil, ou de qualquer outra violação de direitos”, disse.

Os casos de trabalho infantil identificados nos cemitérios serão encaminhados ao Conselho Tutelar de cada região para que essas crianças e adolescentes saiam dessa condição de exploração e tenham acesso às políticas públicas de assistência social, saúde e educação.

A ação contou com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Guarda Municipal.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados