“Arraiá Vem Pra Roça” abre concurso junino em Arapiraca

“Arraiá Vem Pra Roça” abre concurso junino em Arapiraca

Por | Edição do dia 20 de junho de 2016
Categoria: Cultura | Tags: ,


A comunidade Mangabeiras recebeu na noite deste domingo (19) o brilho e as cores dos festejos do “São João de Arapiraca – Terra de Mulher Arretada” com o Arraiá Vem Pra Roça. Ele está dentro do 14º Concurso de Resgate às Tradições Juninas e abriu a edição deste ano com uma mistura inusitada de elementos culturais nordestinos: o forró e a capoeira, esta última uma dança considerada esporte.

vempraroca4

As apresentações juninas continuam nesta terça-feira (Foto: divulgação)

A comissão julgadora do concurso, presenciou performances de capoeira, maculelê )dança afro de grande expressão dramática, oriunda da Bahia) e a quadrilha junina Vem Pra Roça.

Justamente esta junção inusitada entre elementos afrobrasileiros e sertanejos que deu a força para o arraiá comunitário se destacar, com o berimbau ao lado da sanfona, zabumba e triângulo. “Tivemos essa ousadia de criar o ‘Forró Poeira’ com os integrantes dançando forró e jogando capoeira no mesmo palhoção. Estamos ensaiando desde o ano passado”, conta o organizador do evento, o conselheiro tutelar e professor de capoeira e de História, Lázaro Lopes.

Segundo ele, houve toda uma pesquisa e estudo para a mistura dessas duas vertentes nordestinas e, agora, a meta é levar isso às escolas municipais em uma abordagem pedagógica.

Nesta terça-feira (21), haverá o Arraiá Eterna Paixão, no bairro São Luiz I, às 19h30, e o Arraiá Rancho de Palha, na Brasiliana, às 22h.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados