Por:  
Jessyka Soares

Arborização: Sudes atende mais de duas mil solicitações


Publicado em:  16/07/2019

A arborização de áreas públicas da capital é um serviço amplo realizado diariamente pela Prefeitura de Maceió. O trabalho envolve o plantio de novos exemplares e os cuidados com os já existentes na cidade, incluindo vistorias técnicas, poda e supressão de árvores com risco iminente de tombamento. Os serviços são executados por equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que atendeu 2.345 solicitações de serviços no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o balanço semestral da Diretoria de Espaços Públicos e Áreas Verdes da Sudes, que é responsável pelas demandas de arborização, de janeiro a junho foram realizadas 2.041 podas de árvores em espaços públicos. Em relação às supressões, foram atendidos 304 processos, exemplares que estavam com infestação de pragas e risco de tombamento. Já sobre o plantio, Maceió ganhou 2900 novas árvores nativas da Mata Atlântica. A Sudes também realiza doações de mudas em eventos itinerantes, ação que contabilizou 12.857 mudas entregues à população nos últimos seis meses.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres explica que os serviços de arborização podem ser solicitados pela população por meio da Central de Monitoramento da pasta. “Nossas equipes de engenheiros agrônomos estão nas ruas todos os dias para vistoriar as árvores conforme solicitações e por demanda espontânea. É preciso que o cidadão colabore e nos acione caso constate árvores com raízes expostas, tronco inclinado ou com a copa sobrecarregada. Basta ligar para 0800 082 2600 ou enviar mensagens pelo Whatsapp 98802-4834 e fazer o registro da demanda”, orienta o superintendente.

Em relação às áreas privadas, a Sudes recebe solicitações de vistoria para que seja avaliada a necessidade de poda ou supressão, no entanto a execução é de responsabilidade do proprietário. “É importante salientar que, mesmo em área privada, o cidadão deve solicitar a autorização do serviço. Antes de qualquer poda ou supressão, é preciso que um agrônomo avalie o exemplar e emita um parecer autorizando o serviço. Caso seja feita irregularmente, o cidadão que for flagrado pode ser responsabilizado ambientalmente”, acrescenta Torres.

Deixe uma resposta

O DIA MAIS

/ Notícias em qualquer lugar.
No O Dia Mais, você encontra as últimas notícias de Alagoas 

e do mundo, tudo sobre o seu time e muitos outros conteúdos .

GRUPO /JORNAL O DIA

© 2000 - 2022
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram