Arapiraca recebe dia de orientações sobre IRPF e destinação aos fundos dos direitos

Arapiraca recebe dia de orientações sobre IRPF e destinação aos fundos dos direitos

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 28 de abril de 2022
Categoria: Alagoas | Tags: ,,,,,


No próximo sábado (30), integrantes do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas farão um dia de mobilização sobre o Imposto de Renda Pessoa Física e a destinação aos chamados Fundos dos Direitos.

Contadores e técnicos voluntários do CRCAL vão prestar orientações à população das 11h às 20h, no Arapiraca Garden Shopping, em um espaço cedido pelo centro de compras para a ação social.

A mobilização faz parte da programação da Semana do Contador, promovida pelo CRCAL, e está sendo organizada pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) em Alagoas e da Comissão Estadual da Mulher Contabilista.

Um grupo de profissionais contábeis do CRCAL vai sensibilizar a população, esclarecendo que é possível destinar até 3% do IRPF para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% para os Fundos da Pessoa Idosa.

A  coordenadora do Programa de Voluntariado, conselheira Rosângela Almeida, explica que a campanha #Imposto Amigo faz parte de uma ação nacional do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.

Esta semana, a conselheira conduziu uma live pelo canal do CRCAL no instagram onde conversou com o delegado da Receita Federal em Alagoas, Reinaldo Almeida sobre o tema.

Ele enfatizou que a destinação de parte do IRPF para os fundos pode ser feita com segurança na declaração 2022, não gera nenhum ônus a mais para quem destina, nem risco de malha fina.

“O próprio Delegado da Receita Federal é um defensor da destinação por ser um ato de cidadania. Basta o contribuinte declarar em seu IRPF, que a Receita vai conduzir este recurso aos fundos dos direitos. E cabe a nós contadores, orientarmos, auxiliarmos os nossos clientes para fortalecer essa rede solidariedade”, explicou a conselheira Rosângela.

Em todo o país, os fundos dos direitos estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Pessoa Idosa. Eles têm o objetivo de arrecadar recursos para a implementação de políticas de atendimento, defesa e promoção destes grupos e são administrados pelos respectivos conselhos sociais estaduais e municipais.

“Além de promover essa sensibilização social, nós do CRCAL vamos fazer uma arrecadação de leite em pó, para doar a crianças em situação de vulnerabilidade de Arapiraca. Esperamos com este trabalho conseguir aumentar a destinação em Alagoas, que hoje só é feito por cerca de 1,5% dos contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física”, finaliza a contadora.


SERVIÇO

O que: Dia de mobilização sobre IRPF 2022 e Destinação aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e o da Pessoa Idosa

Quando: Sábado 30/04
Horário: Das 11h às 20h
Onde: Arapiraca Garden Shopping, Rua José Jaílson Nunes, 493 – Santa Edwiges Arapiraca/AL
Arrecadação de leite em pó para doação a crianças em vulnerabilidade social 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados