Arapiraca e Funai se reúnem para alinhar atuação junto aos indígenas venezuelanos

Arapiraca e Funai se reúnem para alinhar atuação junto aos indígenas venezuelanos

Por Assessoria | Edição do dia 17 de novembro de 2021
Categoria: Alagoas | Tags: ,,,


Foto: Reprodução

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, se reuniu com a Fundação Nacional do Índio (Funai), para debater o acolhimento humanitários à família de indígenas venezuelanos que chegou à Capital do Agreste em meados de setembro.

A secretária Fabrícia Galindo esteve acompanhada de sua equipe técnica e recebeu os indigenistas especializados Cristóvão Marques e Gabriela Pacheco, e líderes da família de venezuelanos. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.

A equipe da prefeitura pôde apresentar todas as iniciativas que estão sendo trabalhadas para a garantia do acolhimento humanitário do grupo, que é composto por mais de 30 membros.

A secretária aproveitou a visita da Fundação para apresentar as ações que estão sendo implementadas em Arapiraca voltadas para os refugiados.

“O encontro foi uma oportunidade para ouvir as principais demandas dos indígenas venezuelanos e apresentar à Funai aquilo que já está sendo consolidado, como a manutenção de um abrigo provisório para a família. A gestão não tem medido esforços para garantir o acolhimento dos refugiados”, disse Fabrícia.

Dentre as principais ações encabeçadas pela prefeitura estão o aluguel social; o cadastro das famílias no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), porta de entrada para a política de assistência social; articulação com a Casa de Direitos, mantida pelo Governo Estadual, para regularização da documentação dos imigrantes; entrega de cestas básicas, entre outros.

“Em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, estamos articulando, ainda, a inserção das crianças na escola e a assistência em saúde, através do 4º Centro de Saúde”, concluiu a secretária

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados