Boa Noite!, Terça-Feira - 17 de Setembro de 2019

 

Apresentação da Orquestra Pedagógica da Ufal encanta pessoas no Centro de Maceió

Agência Alagoas / 11:38 - 27/05/2019

A ação promovida pelo Ronda no Bairro Cultural aconteceu na sexta-feira (24), no Calçadão do Comércio


Orquestra Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas (Opufal) criou um repertório especial para o eventoValorizando a cultura de Alagoas e incentivando a utilização dos espaços de convivência mútua, o Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, realizou mais uma edição do projeto Ronda no Bairro Cultural, na sexta-feira (24). Desta vez, a ação aconteceu no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, e teve a participação da Orquestra Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas (Opufal), formada por alunos do curso de Música da instituição de ensino.

A vendedora Larisse Carla, de 24 anos, ficou encantada com a orquestra e comentou essa emoção. “É a primeira vez que eu vejo uma apresentação como essa e adorei. Ter um movimento assim aqui no Centro da cidade envolve as pessoas, pois alegra a alma e ajuda esquecer um pouco a monotonia do cotidiano”.

Orquestra Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas (Opufal) criou um repertório especial para o evento (Foto: Ascom Ronda no Bairro)

A lojista Luciana da Silva também aprovou a iniciativa: “É maravilhoso você ter uma orquestra se apresentando na sua porta e de graça, principalmente, em uma sexta-feira, próximo ao fim do expediente”, comemorou.

Além de garantir ao público entretenimento de qualidade com entrada franca, o projeto integra a filosofia de trabalho do programa ocupando os espaços públicos pouco utilizados em seus territórios de atuação, dando vida a estes ambientes. Para o superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, “esta iniciativa demonstra a preocupação do governo estadual com o bem-estar e a satisfação da população”.

“Estas apresentações aproximam o Estado da sociedade, pois contribuem comprovadamente para a redução da violência, o que é um desejo de todos. Por isso, buscamos movimentar os espaços públicos de nossos territórios e devolver à população o ambiente que lhes pertence”, explicou.

A professora Miran Abs, docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conduziu a orquestra com brilhantismo em uma execução que foi além da partitura, apresentando ao público a sistemática e os instrumentos que compõem uma orquestra.

Orquestra Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas (Opufal) criou um repertório especial para o evento (Foto: Ascom Ronda no Bairro)

“Nós desenvolvemos um perfil voltado para os concertos didáticos com a comunidade, pois a gente entende que todos devem ter acesso a música e à boa arte em geral”, afirmou. “Espero que esta parceria com o Ronda no Bairro não se encerre por aqui. O programa pode contar conosco para levar esse trabalho às comunidades, principalmente àquelas onde existe uma incidência maior de vulnerabilidade social”.

Para o produtor de eventos Luciano Carlos, de 42 anos, “esse projeto é um espetáculo, pois incentiva a população que não tem o costume de frequentar espaços culturais a se aproximar da orquestra. São ações como esta que ajudam as pessoas a mudar o pensamento e valorizar a arte de qualidade, completamente diferente do que está acostumado a acompanhar na televisão ou no rádio”.

Também prestigiou o evento a secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt.


Comentar usando