Apala lança projeto para diagnóstico precoce do cancêr infantojuvenil

Por Assessoria | Edição do dia 21 de setembro de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,


Foto: Divulgação

Neste mês de Setembro, em alusão à Campanha Setembro Dourado, que tem por objetivo conscientizar acerca do câncer infantojuvenil e alertar para os principais sintomas da doença, a APALA lança o Projeto “Quanto Mais Cedo Melhor”.

O projeto, que é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald, faz parte do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, o qual consiste na realização de capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e enfermagem, para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes.

O Programa existe desde 2008 e já capacitou mais de 26 mil profissionais de saúde em 214 municípios, envolvendo 20 instituições e 14 estados. Aqui em Alagoas, o projeto já capacitou mais de 3.200 profissionais, em 14 municípios. Apesar dos números expressivos, ainda há um grande número de profissionais a serem alcançados e sensibilizados.

Este ano, em caráter inovador, diante do novo cenário enfrentado diante da pandemia da Covid-19, o Programa seguirá suas ações com algumas inovações. A primeira delas é que o evento se dará em formato online. A segunda, é que seu público alvo será exclusivamente de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem. Serão ofertadas vagas para as seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Universidade Tiradentes – UNIT e Centro Universitário – CESMAC, mediante articulação realizada pela APALA.

As aulas serão ofertadas em formato online, em plataforma que permitirá a interação com os alunos, sendo ofertadas 8 turmas. As aulas serão ministradas pela Médica Oncologista Pediátrica, Dra Suzana Marinho, que também é Coordenadora Científica do Projeto. A Coordenadora Técnica do Projeto, Luiza Cabral, esclarece que as turmas ocorrerão no período de Outubro a Dezembro/2020, e que em breve será disponibilizado acesso a inscrição online, mediante divulgação com Coordenações de Curso das instituições.

Como lançamento nacional do programa, na próxima terça (22), às 18h, será realizada uma live no canal do Youtube do Instituto Ronald McDonald, tendo como tema “O cenário da oncologia pediátrica no Brasil e no mundo”. A palestrante será Dra Monika Metzger, Oncologista Pediátrica e Diretora para a Região da América Central e do Sul no Departamento de Medicina Pediátrica Global do St. Jude Children’s Research Hospital, sob mediação da Dra Teresa Fonseca, Oncologista Pediátrica, e de Francisco Neves, Superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados