Aluno de Arquitetura fomenta a democratização da arte por meio de intervenção no bairro de Jaraguá

Aluno de Arquitetura fomenta a democratização da arte por meio de intervenção no bairro de Jaraguá

Por Assessoria | Edição do dia 18 de fevereiro de 2021
Categoria: Arquitetura, Conceito | Tags: ,,,


Este slideshow necessita de JavaScript.

“A História do Grafite, em Maceió” é o tema do Trabalho de Conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo que o grafiteiro Rafael Neves, 25, vai defender no final deste mês. Ele é aluno do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) e também pivô da equipe de Basquete da instituição. E foi unindo a disciplina e a disposição de atleta ao desejo de levar vida ao histórico bairro de Jaraguá que ele extrapolou os muros da pesquisa e, junto a outros grafiteiros, deu início a uma intervenção na Rua Sá e Albuquerque. “O principal objetivo dessa ação é democratizar a arte, em especial, nos locais de Maceió que mais necessitam. Uma nova intervenção deve acontecer em breve, em local ainda a ser definido”, explica ele.

No mural, o grafiteiro desenhou um sagui com um chapéu de cangaceiro, uma crítica à invasão da área verde tão comum em Maceió. “O sagui é um animal ágil e esperto e o chapéu se encaixou perfeitamente no arco pleno, tão presente do bairro de Jaraguá, um elemento que marca a segunda fase do Neocolonial”, explica.

Neves conta que, ao escolher fazer o curso de Arquitetura, imaginava que aprenderia a desenhar, o que sempre foi uma paixão. Ao longo das aulas, ele passou a se interessar cada vez mais por urbanismo e história, aprendeu a desenvolver projetos e seguir normatizações. “A Arquitetura tem uma relação direta com a cidade e a arte. Então, percebi que arquiteto não é só aquele da obra e do escritório. Um arquiteto pode ser um artista, um fotógrafo, um paisagista, um tatuador, enfim, são inúmeras as possibilidades e nichos de mercado”, pontua ele, que pretende se aperfeiçoar na técnica do grafite e desbravar novos mercados, em outras cidades.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados