Alistamento militar obrigatório tem prazo prorrogado

Os candidatos terão até o próximo dia 31 de agosto para realizar sua apresentação

Alistamento militar obrigatório tem prazo prorrogado

Os candidatos terão até o próximo dia 31 de agosto para realizar sua apresentação

Por Assessoria | Edição do dia 29 de junho de 2021
Categoria: Brasil, Notícias | Tags: ,


O prazo para a realização do alistamento militar obrigatório de 2021 foi prorrogado até 31 de agosto. A alteração da data foi feita por meio do decreto nº 10.731, de 28 de junho. Antes disso, a data-limite anterior previa o término do alistamento no dia 30 de junho.

Foto: divulgação / Exército Brasileiro

Além de aumentar o prazo para a realização do alistamento, o decreto também prevê o acréscimo de tempo, de trinta para sessenta dias, para os brasileiros naturalizados ou por opção, realizarem o alistamento ou normalizarem sua situação militar, contando do recebimento do Certificado de Naturalização.

Como realizar o alistamento?
Os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 devem acessar o site alistamento.eb.mil.br ou baixar o aplicativo do Exército Brasileiro em seu smartphone, nas principais lojas de aplicativo.

No caso de ter perdido o prazo ou ter idade maior que 18 anos, basta ir a uma Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e regularizar sua situação. Vale ressaltar que neste caso, o app ou o site não podem ser utilizados. Ir à Junta é a única opção, mas é preciso ter atenção às medidas sanitárias e aos decretos governamentais. O horário de funcionamento é das 8h as 13h.

Ao término do processo de alistamento, será gerado um Certificado de Alistamento Militar (CAM). Ele deverá ser impresso e guardado, pois é o único documento que o candidato terá como comprovante de alistamento e serve, até a data de seu vencimento, como situação militar.

Vale lembrar, também, que não estar em dia com o Serviço militar pode acarretar problemas futuros, como a não emissão de passaporte, não poder se matricular em Centros de Ensino Superior, impossibilidade de assumir cargos públicos ou a prestação de concursos entre outros.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados