Alistamento Militar: 30 de junho é a data-limite para sua apresentação

Para os nascidos em 2003, o alistamento deve ser feito de forma online, por meio de aplicativo ou do site. Os demais, deverão procurar uma Junta de Serviço Militar mais próxima

Alistamento Militar: 30 de junho é a data-limite para sua apresentação

Para os nascidos em 2003, o alistamento deve ser feito de forma online, por meio de aplicativo ou do site. Os demais, deverão procurar uma Junta de Serviço Militar mais próxima

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 24 de junho de 2021
Categoria: Brasil | Tags: ,,,


Junho é o último mês para a realização do alistamento militar regular em 2021. Jovens do sexo masculino que completam 18 anos até 31 de dezembro e ainda não concluíram o processo de alistamento deve fazer até o próximo dia 30 de junho. O prazo é o mesmo para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.

Aos que estão dentro do prazo correto, a apresentação deve ser feita pelo site alistamento.eb.mil.br, pelo aplicativo do Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS ou nas Juntas de Serviço Militar.

Para os cidadãos que estão fora do prazo, mas ainda não se alistaram, independente do motivo, o alistamento deverá ser feito, de forma exclusiva, em uma Junta de Serviço Militar mais próximas de sua residência. Em Maceió, existem duas: uma no Centro, instalada do prédio do Shopping Popular e outra no Benedito Bentes, em frente ao terminal integrado. O horário de atendimento de ambas é de 8h às 13h de segunda a sexta-feira.

A este público também será cobrado um valor referente ao tempo de atraso. O valor da multa está fixado no valor de R$ 4,85, por atraso no primeiro alistamento. Em casos que houver necessidade de um novo alistamento, o valor será passado pela Junta. O pagamento pode ser realizado por meio de PIX e débito em conta por qualquer banco, exceto Caixa. A multa tem prazo de validade de 48 horas e também não pode ser paga em casas lotéricas.

Cada município tem a sua Junta. Os cidadãos que precisam regularizar suas situações podem se dirigir a elas, sempre lembrando do horário de funcionamento e atentando para as diretrizes sanitárias vigentes e os decretos municipais.

Após o alistamento realizado, o sistema irá gerar um documento que certifica o alistamento militar (CAM), ele deve ser impresso e o candidato deverá estar com ele durante o processo seletivo da Força Armada escolhida. Ele também serve como situação militar para retirada de documentos e comprovação junto a seleções de trabalho, por exemplo.

Com o término do período de alistamento, começa o processo seletivo para a incorporação em 2022. O Candidato passará por exames médicos, físicos e intelectuais e, ao fim, caso seja selecionado poderá compor o efetivo de uma das Forças Armadas. Aos que forem dispensados durante o processo, deverão ficar atentos ao site para retornarem nas Juntas de Serviço Militar para receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação, o CDI. Aos que realizarem seu alistamento depois do dia 30 de junho, precisarão comparecer a uma Junta para regularizar a sua situação e concorrerá ao processo seletivo de 2023.

Vale lembrar que não estar em dia com o Serviço militar pode acarretar problemas futuros, como a não emissão de passaporte, não poder se matricular em Centros de Ensino Superior, impossibilidade de assumir cargos públicos ou a prestação de concursos entre outros.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados