Algás investe em tecnologia de medição via internet
Com um sistema remoto, a distribuidora prevê maior eficiência nas medições de gás natural
Algás investe em tecnologia de medição via internet
Com um sistema remoto, a distribuidora prevê maior eficiência nas medições de gás natural
Por Assessoria | Edição do dia 28 de dezembro de 2020
Categoria: Notícias, Tecnologia
| Tags: Algás,Gás natural,Tecnologia
Você conhece o termo “Internet das Coisas – IoT”? O conceito se refere às últimas evoluções tecnológicas, que permitem a conexão de itens do dia a dia a sistemas computadorizados, facilitando o acesso remoto a essas ferramentas. No caso da Algás, esse sistema vem sendo testado, na medição remota do gás natural.
De acordo com Jaelson Silva, técnico de processos operacionais da Algás, o protótipo de IoT vem sendo testado há mais de um ano em 3 clientes e obteve sucesso. “Nessa fase de testes, o sistema se mostrou muito eficiente, otimizando os processos operacionais da Companhia. Com o protótipo, a medição do gás natural é realizada de maneira remota e instantânea. A próxima fase para a utilização do sistema é a certificação do nosso produto”, explica Jaelson.
Com a medição remota, a distribuidora de gás vai reduzir custos como o deslocamento do leiturista de gás e evitar eventuais erros de digitação, que podem impactar a fatura do consumidor. Além do protótipo de medição, a Algás também está em desenvolvimento de um projeto IoT para medição de tensão das tubulações de gás – para evitar corrosões.
Gás natural em Alagoas
O estado de Alagoas já conta com mais de 72 mil unidades contratadas no segmento residencial, 698 pontos de consumo no segmento comercial, 31 postos operando com GNV e 40 clientes no setor industrial. Entre os números citados, 9 clientes fazem utilização do energético para geração de energia, cogeração ou climatização.
Para se tornar cliente da Algás basta entrar em contato através do número 117, com ligação gratuita e 24h. Você também pode conferir as novidades do gás natural pelo Instagram @algasalagoas.