Alfabetiza Maceió promove formação continuada para mais de mil professores

Programa da Secretaria Municipal de Educação atuará com profissionais do 1º ao 5º ano em escolas do ensino fundamental da rede municipal

Alfabetiza Maceió promove formação continuada para mais de mil professores

Programa da Secretaria Municipal de Educação atuará com profissionais do 1º ao 5º ano em escolas do ensino fundamental da rede municipal

Por Assessoria | Edição do dia 24 de agosto de 2021
Categoria: Educação | Tags: ,,


Professores da rede municipal de ensino de Maceió farão parte de um programa de formação a partir desta segunda-feira (30), com foco na melhoria da qualidade da alfabetização dos estudantes dessas séries. O Alfabetiza Maceió é um programa de formação continuada que atuará na instrução de 1.439 profissionais, entre eles diretores, coordenadores pedagógicos e professores, através de discussões e reflexões sobre práticas educacionais que irão contribuir para o planejamento pedagógico referente a recuperação das aprendizagens com foco na alfabetização na idade certa, direito dos estudantes, e sobre a correção de fluxo escolar.

A formação terá momentos voltados para aprofundamentos pedagógicos e metodologias ativas na prática em sala de aula através de atividades focadas na alfabetização. Feito isto, o professor junto a equipe pedagógica da unidade educacional irão discutir e planejar práticas que serão realizadas junto aos estudantes dentro da sala de aula.

Uma Comissão Especial foi instituída através de portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e irá coordenar a seleção de formadores para o Programa Alfabetiza Maceió da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Entre os contemplados estão 1.123 professores, 174 diretores e 142 coordenadores.

A formação continuada de docentes e gestores das unidades educacionais irá trabalhar na gestão e acompanhamento pedagógico voltados para o processo de alfabetização dos estudantes, através de um conjunto de ações executadas junto ao Centro Municipal de Formação Paulo Freire (CMF).

Segundo Juliane Medeiros, coordenadora do Ensino Fundamental na rede municipal, prestar suporte aos docentes para o avanço das práticas educacionais é uma das motivações para a promoção do Alfabetiza Maceió.

“O programa é de total importância, uma vez que estamos entrando em uma nova fase que acontecerá com o ensino híbrido e sempre nos deparamos com a questão de como se alfabetizar a distância, onde a própria literatura não nos dá respostas. Nossa maior preocupação é dar apoio ao professor para que ele possa construir um bom planejamento e que possamos fazer boas reflexões sobre a prática educacional. Precisamos deste apoio constante, a formação é continuada exatamente por isso”, disse.

A formação acontecerá através de encontros on-line que serão realizados até dezembro deste ano, com possibilidade de continuidade para o ano de 2022.

As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (30) e poderão ser realizadas através do preenchimento de formulários. Diretores e Coordenadores Pedagógicos devem acessar este link para conclusão da inscrição. Já os professores do 1° ao 5º ano da Rede municipal devem acessar este link.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados