Alexandre Ayres discute estratégias com secretários de saúde para acelerar imunização e iniciar vacinação das crianças

O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (10)

Alexandre Ayres discute estratégias com secretários de saúde para acelerar imunização e iniciar vacinação das crianças

O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (10)

Por Assessoria | Edição do dia 10 de janeiro de 2022
Categoria: Saúde | Tags: ,,,,,


O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, se reuniu, nesta segunda-feira (10), com os secretários de saúde municipais e com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para traçar estratégias de como acelerar a vacinação no estado e discutir como será iniciada a imunização das crianças de 5 a 11 anos. A reunião, que aconteceu de forma online, também contou com a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.

“Essa reunião foi uma consequência de uma reunião realizada na semana passada com o governador Renan Filho e os prefeitos. Hoje me reuni com os secretários municipais de saúde, passando para eles a importância em uma melhor articulação na vacinação. A gente começou muito bem aqui no estado, mas, os números foram perdendo força e hoje estamos nos últimos lugares do ranking nacional. Tanto nossa capital, quanto os municípios do interior”, explicou Ayres.

O último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), publicado no domingo (09), confirmou 436 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Totalizando 243.188 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 661 estavam em isolamento domiciliar. Outros 235.938 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 6.547 casos em investigação epidemiológica. Com isso, Alagoas tem 6.387 óbitos por Covid-19.

“Precisamos acelerar essa vacinação porque temos acompanhado o aumento no número de casos. Todo mundo conhece pelo menos cinco ou 10 pessoas que está nesse momento infectada com a Covid ou com a influenza. Sabemos que há um negacionismo de uma parte da população, mas, por outro lado, há também uma grande desinformação, então a gente quer se comunicar melhor com o cidadão alagoano e pedir ajuda dos municípios para que possamos aumentar esse percentual aqui no estado”, informou o gestor estadual da sáude.

Ainda de acordo com Ayres, todas as segundas serão realizadas novas reuniões com os secretários de todos os municípios até que os números da vacinação em Alagoas estejam altos. Sobre a vacinação das crianças, o gestor garantiu que todas as cidades passarão por um treinamento com técnicos, pois os imunizantes possuem um diferente manejo dos já aplicados na população adulta.

“A última informação do Ministério é que sexta-feira (14), a gente receba um primeiro lote de vacinas para vacinar as crianças de 5 a 11 anos de idade. Como são vacinas diferenciadas, de manejo próprio, diferente da dos adultos, nós orientamos os municípios que a partir de amanhã eles participem de um treinamento com os técnicos do estado e partir daí eles estão autorizados a receber essas vacinas”, ressaltou Ayres.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados