Alerta: Hospital Regional de Arapiraca atende com capacidade máxima

Alerta: Hospital Regional de Arapiraca atende com capacidade máxima

Por Assessoria | Edição do dia 9 de junho de 2021
Categoria: Coronavírus | Tags: ,,,


Médico coordenador do setor, Warlisson Tenório. Foto: Assessoria

Pouco mais de um ano após inaugurar a ala Covid, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Bom Conselho, de Arapiraca, está funcionando com sua capacidade de atendimento em níveis de alerta máximo. O problema, segundo o médico coordenador do setor, Warlisson Tenório, também se dá pelo fato de muitos municípios não darem suporte necessário aos pacientes em suas cidades de origem.

“Em muitos casos os pacientes poderiam ser tratados e cuidados em suas cidades, com transferência apenas em caso de agravamento ou quando precisam ser remanejados. Mas o que acontece não é isso: eles são enviados sem critérios mínimos”, falou.
Atualmente, a enfermaria está com doze leitos ocupados, dos quinze disponíveis. Na Unidade de Terapia Intensiva nove das dez vagas estão com pacientes. “Os números estão em situação-limite, porque é necessário uma reserva de emergência na enfermaria, por exemplo, para o caso de alta na UTI”, explicou o especialista.

A situação de lotação máxima no Hospital Regional tem sido observada há mais de duas semanas, quando 100% dos leitos de Uti COVID e 90% dos leitos de enfermaria estavam ocupados. “Lembrando que nos casos de UTI, mais de 80% dos pacientes estão utilizando ventilação mecânica, ou seja, intubados”, revelou Warisson Tenório.

Com esse alerta, o médico solicita a população que continue se cuidando, usando máscaras e mantendo o distanciamento social, evitando também as aglomerações. “Importante ainda que os municípios mantenham uma estrutura mínima, segura e com profissionais para atendimento a pessoas com sintomas da Síndrome Gripal, assim como mantenham a dinâmica da vacinação. Avançamos muito na prevenção, mas o vírus ainda é muito resistente “, concluiu.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados