ALE convoca eleições indiretas para governador e vice-governador para domingo (15)

Publicação do novo edital segue a decisão do ministro Gilmar Mendes

ALE convoca eleições indiretas para governador e vice-governador para domingo (15)

Publicação do novo edital segue a decisão do ministro Gilmar Mendes

Por Redação com assessoria | Edição do dia 10 de maio de 2022
Categoria: Alagoas, Política, Ultimas Notícias | Tags: ,,


A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE-AL), por meio do presidente, o deputado Marcelo Vitor, publicou, nesta segunda-feira (9), um novo edital convocando para domingo (15), às 13h, as eleições indiretas para governador e vice-governador de AL. A publicação do edital cumpre decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a imediata reabertura do prazo de inscrição no certame eleitoral.

De acordo com a decisão do ministro, os interessados deverão apresentar conjuntamente o registro de candidatura de chapa para governador e vice-governador, em até 72 horas antes da realização da eleição. Qualquer cidadão ou cidadã poderá se inscrever aos cargos, desde que brasileiro, estar no pleno exercício dos direitos políticos, possuir alistamento eleitoral, ter domicílio eleitoral no estado de Alagoas, estar filiado a partido político, ter idade mínima de 30 anos, não apresentar nenhuma das hipóteses de inelegibilidade previstas no artigo 14 da Constituição Federal e na Lei Complementar 64/1990.

A inscrição deve ser apresentada ao serviço de Protocolo Geral da Assembleia Legislativa até as 13 horas do dia 12 de maio, junto com a relação da documentação exigida e demais procedimentos a serem adotados pelo candidato.

As inscrições serão publicadas no Diário Oficial Eletrônico do Poder, correndo a partir dessa data o prazo improrrogável de 48 horas para apresentação de eventual pedido de impugnação, que será submetido à Mesa Diretora para decisão imediata. Foi estabelecido prazo de 24 horas para defesa pelo impugnado.

A eleição ocorrerá mediante voto nominal e aberto, nos termos da decisão proferida pelo ministro Gilmar Mendes.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados