Alagoas recebe mais 66.900 doses de vacinas contra a Covid-19

Lote enviado pelo Ministério da Saúde com imunizantes CoronaVac e AstraZeneca chegou em Maceió nesta quinta-feira (29)

Alagoas recebe mais 66.900 doses de vacinas contra a Covid-19

Lote enviado pelo Ministério da Saúde com imunizantes CoronaVac e AstraZeneca chegou em Maceió nesta quinta-feira (29)

Por Redação* | Edição do dia 29 de abril de 2021
Categoria: Alagoas, Saúde | Tags: ,,,,


Alagoas recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira (29), mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A remessa de 66.900 doses dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca chegou ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, no final da manhã de hoje. Na continuidade da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, os alagoanos terão à disposição 1.400 doses de CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca. O cronograma para vacinação de novos gruposserá divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em conjunto com os municípios alagoanos, até esta sexta-feira (30).

Em coletiva à imprensa nesta manhã, o governador Renan Filho anunciou que o estado vai receber, pela primeira vez, vacinas do fabricante Pfizer. A nova remessa, prevista para chegar nos próximos dias, será direcionada para Maceió e Arapiraca por questões de armazenamento.

“Serão utilizadas na capital e em Arapiraca porque a vacina Pfizer exige alto nível de congelamento. E, para não correr nenhum risco de perder qualquer dose, o Governo vai utilizar a melhor estrutura para acondicionamento em baixa temperatura que temos na capital e no município de Arapiraca. E as outras vacinas [CoronaVac e AstraZeneca] que são de mais fácil transporte e acondicionamento continuarão sendo usadas em todas as cidades do estado”, explicou o governador.

Foto: Reprodução

Renan Filho também comentou o desempenho do estado, que está em segundo lugar no país em aplicação da primeira dose, no ritmo da vacinação. “A principal corrida no momento é: a vacina chega no Governo do Estado e o Governo garante as condições para chegar ao braço das pessoas. E ver Alagoas em segundo lugar nesse quesito é motivo de satisfação para nós”, afirmou.

Após o recebimento dos imunizantes, os técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), fizeram o transporte até o prédio sede do PNI/AL, onde as doses foram cadastradas e armazenadas na câmara fria em uma temperatura entre 2º e 8º Celsius.

Finalizando o cadastro desta 15ª remessa, os imunizantes são enviados para os Centros Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizados em Maceió e Arapiraca. Com esse processo concluído, as vacinas ficam disponíveis para que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de cada uma das 102 cidades alagoanas possam solicitar o quantitativo definido pelo PNI/AL.

Segunda dose – O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac e estão dentro do prazo recomendado para aplicação da segunda dose – de 21 a 28 dias após a primeira – devem procurar, regularmente, os locais de vacinação para completar a imunização.

“Temos conhecimento desta redução para produção de novas doses pelo Instituto Butantan, porém continuamos atuando com responsabilidade e sempre orientados pela ciência e, por isso, o prazo para quem tomou a primeira dose foi ampliado de 21 para 28 dias, conforme o que consta na bula do imunizante da CoronaVac. É importante informar que as pessoas imunizadas com a primeira dose da CoronaVac e que estão no prazo desta semana [prestes a completar o ciclo de 28 dias], devem buscar os postos de vacinação para a completa imunização”, orienta o secretário.

Para as gestões municipais retirarem as doses e os insumos, é necessário fazer uma requisição no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar a retirada com o Centro de Distribuição de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, ou com o Centro de Arapiraca pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.

Vacinas recebidas e aplicadas – Desde janeiro, o Ministério da Saúde enviou para Alagoas 852.310 das vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram aplicadas 632.858 doses na população, sendo 442.449 como primeira dose, e outras 190.409 utilizadas para a aplicação da segunda dose.

 

Com: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados