Alagoas é um dos estados que mais reduz crimes no país

Publicação do anuário da violênicia aponta diminuição de Mortes Violentas Intencionais, contenção da letalidade policial e maior transparência nas informações sobre Segurança Pública

Alagoas é um dos estados que mais reduz crimes no país

Publicação do anuário da violênicia aponta diminuição de Mortes Violentas Intencionais, contenção da letalidade policial e maior transparência nas informações sobre Segurança Pública

Por Redação* | Edição do dia 15 de julho de 2021
Categoria: Notícias, Polícia | Tags: ,,,


Foto: Reprodução

A redução nos índices de criminalidade em Alagoas foi confirmada pela edição 2021 do Anuário da Violência. O conjunto de estatísticas divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que o estado é um dos que mais diminuiu os números da violência no país.

Ao observar a série histórica de Mortes Violentas Intencionais entre 2011 e 2020, Alagoas apresenta a maior redução do Nordeste e segunda maior do país, com variação de -51,1%, bem perto do Distrito Federal que teve queda de -51,4%. O percentual alagoano se torna ainda mais expressivo quando comparado à média nacional (-3,7%) e da região Nordeste, com alta de 3,1%.

Os avanços na segurança pública também se confirmam no índice de letalidade policial. Enquanto a taxa foi recorde em todo o país e aumentou em 18 estados, Alagoas foi uma das nove unidades da Federação que apresentou redução – Mato Grosso (76%), Pernambuco (56,6%) e Rio Grande do Sul (48,9%) tiveram o maior acréscimo.

No índice que afere a qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais, Alagoas ocupa a primeira posição. É o estado brasileiro com maior transparência no fornecimento de informações sobre segurança pública, bem à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em anos anteriores à atual gestão, Alagoas figurava nas últimas posições das tabelas sobre criminalidade. Maceió, por exemplo, chegou a ser a capital mais violenta do Brasil e a quinta colocada em todo o mundo. Hoje, como comprovado pelo Anuário, enquanto a maior parte do país registra piora no cenário da segurança pública, o estado alagoano segue com sucessivas melhorias nos indicadores.

O governador de Alagoas, Renan Filho, reputa o desempenho destacado a uma política de Segurança Pública assertiva, baseada em planejamento, investimentos, valorização dos agentes e respeito à população. “Isso significa sempre melhores resultados”, ponderou o governador ao apresentar o balanço semestral emitido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) na última semana. “Integração, transparência, investimento, valorização da prata da casa e trabalho duro diário. A gente fez o que deveria ser feito”, finalizou Renan Filho.

 

Com: Assessoria

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados