Alagoas deve registrar altas temperaturas neste final de semana

Ar seco deve deixar as temperaturas elevadas e com sensações térmicas mais intensas, principalmente no interior do Estado

Por Agência Alagoas | Edição do dia 9 de outubro de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags:


Debora Rosset

Altas temperaturas em Alagoas neste final de semana. É o que aponta a Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) ao confirmar uma onda de calor invadindo o Estado.

Isso acontece porque a formação de uma massa de ar seca sobre o continente vem sendo influenciada por um sistema chamado de alta subtropical do atlântico sul.

“Este sistema sobre o continente acaba inibindo as chegadas de frente frias, que, ao chegarem ao sul do país, acabam se deslocando diretamente para o oceano atlântico formando um bloqueio atmosférico. Dessa forma, o tempo se mantém seco e com pouca umidade no restante do país”, explica o meteorologista Vinicius Pinho.

Esse ar seco e quente deve deixar as temperaturas elevadas e com sensações térmicas mais intensas, principalmente na região do interior de Alagoas, onde as máximas podem chegar aos 38°C.

É importante ressaltar que para configurar uma situação de alerta meteorológico devido às altas temperaturas, é preciso ultrapassar o período de cinco dias consecutivos com as temperaturas máximas 5°C acima da média histórica.

Fim de semana
Para o final de semana em Alagoas, a previsão do tempo divulgada nesta sexta-feira (9) pela Sala de Alerta mostra tempo predominantemente ensolarado e altas temperaturas como o esperado para todo o estado.

Na sexta-feira, as temperaturas variam entre 25ºC e 31°C na capital alagoana. No Sertão alagoano, entre 21°C e 35°C.

Para o sábado (10), o tempo se mantém o mesmo. No Agreste, os termômetros atingem mínima de 24°C e máxima de 33°. No Litoral, entre 25°C e 32°C.

No Domingo (11), predomínio de sol e tempo seco em todas as regiões de Alagoas. No Sertão, mínima de 22°C e máxima de 38°C. Em Maceió e Baixo São Francisco, 24°C de mínima e 33°C de máxima.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento da previsão do tempo pode ser feito pelo site www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados