Alagoas continua de fora da área de testes para vacina da dengue

Alagoas continua de fora da área de testes para vacina da dengue

Por | Edição do dia 19 de setembro de 2016
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,


O Instituto Butantan divulgou nesta segunda-feira (19) que mais quatro estados brasileiros vão compor a área de testes para a vacina da dengue. Os ensaios clínicos desta terceira e última etapa vão começar no dia 5 de outubro em Brasília e Cuiabá e, no dia 19, no Recife e em Belo Horizonte. Até este momento, os testes envolvem 17 mil voluntários em 13 cidades brasileiras, nenhuma delas situadas no estado de Alagoas

Essa etapa da pesquisa servirá para comprovar a eficácia da vacina. Do total de voluntários, dois terços receberão a vacina e um terço receberá placebo, que é uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem os vírus, ou seja, sem efeito. O objetivo disso é descobrir, a partir dos exames que serão coletados desses voluntários, se quem tomou a vacina ficou protegido e se quem tomou o placebo contraiu a doença.

Os voluntários são pessoas saudáveis, que já tiveram, ou não, dengue em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Durante cinco anos, eles serão acompanhados por uma equipe médica para verificar a eficácia da proteção oferecida pela vacina.

Nas etapas anteriores, a vacina foi testada em 900 pessoas: 600 na primeira fase de testes clínicos, feita nos Estados Unidos, e 300 na segunda etapa, realizada na cidade de São Paulo em parceria com a Faculdade de Medicina da USP (por meio do Hospital das Clínicas e do Instituto da Criança) e com o Instituto Adolfo Lutz.

Outros 10 centros de pesquisa já vinham fazendo os testes com voluntários desde fevereiro, quando teve início esta última etapa de testes clínicos: Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP) e Porto Alegre (RS).

Estado segue com prevenção

Fora da área de testes para a vacina, o estado de Alagoas investe nas ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. De 17 a 21 de outubro, vários órgãos de saúde, Defesa Civil e até o exército vão realizar uma mobilização para coleta de pneus inutilizados em 15 municípios pólo do estado.

De acordo com a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Kathleen Moura, o objetivo da ação é evitar o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor causador da dengue, Chikungunya e Zika, sobretudo no período que antecede o verão, estação em que cresce a incidência das doenças.

A mobilização de coleta de pneus vai envolver os municípios polos de Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Pilar, Rio Largo, Maceió, Maragogi, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares, Capela, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Os demais municípios podem participar da ação levando os pneus para os ecopontos dos municípios listados, segundo a Defesa Civil estadual. Nestes locais, a empresa Reciclanip, responsável pela coleta, fará o recolhimento sem qualquer custo para o município.

A ação vai contar com o apoio do Exército, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria do Meio Ambiente e dos gestores municipais.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados