Alagoas celebra o Dia da Policial Militar Feminina

No Estado, comemoração ocorre no dia 28 de novembro, data de conclusão do primeiro curso a formar mulheres

Alagoas celebra o Dia da Policial Militar Feminina

No Estado, comemoração ocorre no dia 28 de novembro, data de conclusão do primeiro curso a formar mulheres

Por Assessoria | Edição do dia 28 de novembro de 2020
Categoria: Notícias | Tags: ,,


Foto: Reprodução

Remetendo à data de formatura da primeira turma de policiais femininas na Polícia Militar do Estado de Alagoas, por meio da, sancionada em 21 de junho de 2019, 28 de novembro foi instituído como Dia da Policial Militar Feminina.
Presença
Atualmente a PM conta com o trabalho de quase mil mulheres, entre oficiais e praças que estão na ativa. Número que está crescendo já que em breve, novas pfems estarão reforçando a segurança pública. A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) conta com três cadetes femininas no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Há também 166 alunas entre os 842 militares do Curso de Formação de Praças (CFP) do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
As policiais femininas, ou simplesmente “pfems” ingressam na instituição por meio de concurso público. Elas recebem a formação (seja praça ou oficial) passando pelos treinamentos e instruções nos mesmos moldes que seus pares masculinos.

“Contrariando a ideia de fragilidade, as policiais militares femininas representam a determinação, a força, a habilidade e a coragem diante de uma profissão tradicionalmente masculina e extremamente desafiadora”, destaca o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio.

“A presença da mulher em todo ambiente traz um diferencial e dá sustentação. É o que acontece nas famílias e na PM não seria diferente, porque a participação delas trouxe um olhar de aproximação, humanidade tanto na atividade fim quanto nos demais setores.  A Corporação homenageia no dia de hoje e agradece por todos os dias a cada uma das senhoras, policiais femininas, pela sua importância para a instituição e para a sociedade alagoana”, completa o coronel.


A história que inspira a data

Em 1989, um grupo de 35 mulheres finalizou o primeiro Curso de Formação de Soldados Femininos (CFSd Fem). Outras 11 guerreiras concluíram o de Formação de Sargentos Femininos (CFS Fem). Era a primeira vez que cursos, neste formato, ocorriam em terras alagoanas-tornando-se um marco na história da Corporação.

O primeiro passo na trajetória da figura feminina na PM de Alagoas, porém, data de 1988. As pioneiras ao oficialato foram enviadas para se qualificarem nos estados de Pernambuco e Minas Gerais, retornando no ano de 1990 para exercerem suas funções na segurança pública. À época, ainda não havia Academia de Polícia em Alagoas.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados