Alagoas atinge meta contra Pólio e Sarampo a 4 dias do prazo prorrogado

Estado atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo

Por | Edição do dia 12 de setembro de 2018
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,,,,


Um levantamento preliminar do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (11), apontou que Alagoas está entre os 12 estados que já atingiram a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A meta era vacinar 95% das crianças faixa etária de 1 ano e menores de 5 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de crianças dentro do público-alvo – entre 1 e 4 anos – foram imunizadas na campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite que termina na sexta-feira (14), após o prazo ser prorrogado. Mais de 4 mil (72%) municípios do país cumpriram a meta.

Os 12 Estados que já atingiram a meta são Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Amapá. Em Alagoas, de um total de 213.391 crianças que formavam o público-alvo, 197.260 se imunizaram contra Poliomielite, e 197.266 tomaram vacina contra Sarampo.

As capitais Recife (PE), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Vitória (ES) superaram a meta da campanha. Manaus, que iniciou a vacinação em março devido ao surto de sarampo na região, também já vacinou 95% do público-alvo, com 103% de cobertura vacinal contra o sarampo, e de 95,2%, para a poliomielite.

Campanha deste ano é indiscriminada

O Ministério ressalta que a campanha deste ano é indiscriminada, portanto, todas as crianças dentro da faixa etária devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.
A poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989, já o sarampo havia sido eliminado em 2016, mas voltou a ser registrado este ano.

A vacina contra o sarampo engloba duas doses. A primeira dose é da tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola e deve ser dada logo após a criança completar 1 ano. A segunda dose é a tetraviral, que inclui a proteção à varicela (a catapora), aos 15 meses (1 ano e três meses de vida).

Já a imunização contra a poliomielite é composta por cinco doses de vacina. As duas primeiras doses, aos 2 e 4 meses de idade, são injetáveis. As outras três, aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, são por via oral, as famosas gotinhas.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados