Alagoanos devem ficar atentos ao consumo consciente e eficiente de energia elétrica em casas de veraneio

Revisão na instalação elétrica do imóvel de forma periódica também poderá proporcionar economia na conta de luz

Alagoanos devem ficar atentos ao consumo consciente e eficiente de energia elétrica em casas de veraneio

Revisão na instalação elétrica do imóvel de forma periódica também poderá proporcionar economia na conta de luz

Por Assessoria | Edição do dia 29 de dezembro de 2021
Categoria: Alagoas | Tags: ,,


Durante esta semana, muitas famílias alagoanas começaram a se deslocar para aproveitar o Réveillon nas casas de praia ou de campo. E como a maioria dessas residências ficam fechadas durante boa parte do ano, a Equatorial Alagoas separou dicas essenciais de consumo consciente e eficiente de energia elétrica. Afinal, para poupar o transporte de bagagens, muitos consumidores têm o hábito de manter nos imóveis eletrodomésticos antigos e ultrapassados que acabam sendo os grandes vilões quando o assunto é conta de luz.

Foto: Divulgação/Equatorial.

Para evitar o desperdício de energia nos dias de festa e descanso que se estendem durante a estação do verão, o primeiro ponto de atenção é o alerta para os equipamentos em funcionamento como: televisão, liquidificador, máquina de lavar, chuveiro elétrico, geladeira, ventilador e ar condicionado. Caso os eletrodomésticos estejam obsoletos, é importante fazer a substituição por equipamentos mais modernos e eficientes ou levá-los em uma assistência técnica de confiança, para fazer uma boa manutenção.

“Parece bobagem, mas muita gente simplesmente esquece dos eletrodomésticos que tem na casa de veraneio e, quando chega a época de final de ano e alta temporada, se surpreendem ao encontrá-los estragados, com pontas de ferrugem e até mesmo, sem funcionar. A nossa dica é visitar o imóvel com mais frequência para fazer a manutenção desses aparelhos, limpar sempre que possível e checar se está tudo bem”, alerta a gerente de relacionamento com o cliente Patrícia Moraes.

“Essa dica vale não só para aumentar a durabilidade dos eletrodomésticos, como para ajudar a economizar energia elétrica. Já que quanto mais obsoleto um aparelho, maior vai ser o consumo de energia”, complementa a gerente. O principal exemplo é a geladeira. Somente esse equipamento, com mais de 10 anos de uso pode consumir cerca de 150 Kwh por mês, o que representa mais de R$ 100”.

Outra dica importante é a substituição das lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por lâmpadas de LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos. As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40%.

Revisão nas instalações elétricas internas

Além do bom funcionamento do fornecimento de energia elétrica das residências, sem o desperdício de energia, uma revisão na instalação elétrica de forma periódica também poderá proporcionar economia na conta de luz, uma vez que instalações elétricas modernas e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações, além de prevenir acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos.

Em cidades do litoral essa revisão deve ser mais frequente por causa da ação da maresia e da salinidade nas estruturas do padrão de entrada e instalações internas das residências. Para os alagoanos que optaram pelo aluguel de casas de veraneio, ao chegar na residência, é fundamental certificar-se de localizar onde fica o disjuntor e conferir o estado da fiação e das tomadas.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados