AL recebe 20.800 doses da vacina Pfizer Pediátrica nesta quinta-feira

As novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde solicitarem

AL recebe 20.800 doses da vacina Pfizer Pediátrica nesta quinta-feira

As novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde solicitarem

Por Redação* | Edição do dia 3 de março de 2022
Categoria: Alagoas, Saúde | Tags: ,,,,,,


Foto: Reprodução

Alagoas recebe, nesta quinta-feira (3), mais um lote da vacina Pfizer Pediátrica contra a Covid-19, destinada a crianças de 5 a 11 anos de idade. O voo com 20.800 doses desembarca no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, no início da tarde. Após o desembarque, os imunizantes terão a temperatura aferida, e serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

As novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico redefrioalagoas@gmail.com . Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com.

Segundo recomendação do PNI, a vacinação dos pequenos deve ser realizada em uma sala separada da vacinação dos adultos, em ambiente acolhedor para as crianças e seus responsáveis. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Pfizer Pediátrica é de oito semanas. E as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, devem permanecer com a dose pediátrica do imunizante.

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em 16 de dezembro, a vacinação de crianças desta faixa etária depois de realizar uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório Pfizer. Em Alagoas, todos os 102 municípios foram capacitados para a utilização da vacina Pfizer Pediátrica contra a Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, voltou a apelar para que os pais possam comparecer aos postos de vacinação para imunizar seus filhos, protegendo-os contra o novo coronavírus. “A vacina Pfizer Pediátrica foi testada e tem eficácia comprovada. Por isso, é importante que os pais possam vacinar seus filhos, evitando que possam contrair a Covid-19, que pode levar à hospitalização e ao óbito”, salientou.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados