Academia discute movimento pela cobertura de saúde universal

Centro de pesquisa em Saúde Global do The Graduate Institute de Genebra realizará webinário no dia 27 de maio

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 24 de maio de 2020
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,,,,,


Surtos de doenças evitáveis por vacinação, impactos na saúde causados pela poluição ambiental, mudança climática e múltiplas crises humanitárias são apenas alguns exemplos do que a população global vem vivenciando já há muito tempo. 

Em Janeiro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um plano estratégico para o enfrentamento dos problemas globais ligados à sua área de atuação. Os objetivos foram ambiciosos e incluíram o acesso à cobertura universal de saúde para 1 bilhão de pessoas. 

O tema foi objeto de discussão na  Reunião de Alto Nível das Nações Unidas (ONU HLM) e, posteriormente, objeto de uma declaração (Cobertura Universal de Saúde: Movendo-se Juntos para Construir um Mundo Mais Saudável). Sua adoção pela Assembléia Geral das Nações unidas ocorreu no mesmo ano.

A exemplo de governos, parlamentares, sociedade civil, setor privado, agências internacionais, redes globais de saúde, a academia vem desempenhando um papel muito importante no movimento pela cobertura de saúde universal (Universal Health Coverage – UHC). Discussões vêm sendo feitas e oportunidades para que todos participem vem sendo criadas, como é o caso do próximo webinar organizado pelo O Global Health Center, centro de pesquisa em saúde global, governança e diplomacia do Graduate Institute (Genebra – Suíça)  

Para comemorar a 73ª sessão da Assembléia Mundial da Saúde, o centro e seus parceiros estão organizando uma série de discussões virtuais sobre questões críticas de saúde global, como a resposta COVID-19. Um dos eventos tratará sobre o UHC2030, movimento global para fortalecer os sistemas de saúde em direção a uma cobertura universal.

O evento será gratuito e acontecerá no  dia 27 de maio às 9h00. As inscrições poderão ser feitas através do link do evento

 

ACOMPANHE AS DICAS DE BOLSAS INTERNACIONAIS NA A COLUNA “ESTUDAR LÁ FORA” NO JORNAL “O DIA ALAGOAS”, JÁ NAS BANCAS!

 

Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados