Abril Verde: Seminário promove cultura da saúde e segurança na indústria

Abril Verde: Seminário promove cultura da saúde e segurança na indústria

Por | Edição do dia 7 de abril de 2017
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,,,,,,,,,,


Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

A saúde e a segurança do trabalhador foram o principal tema do seminário “Pela Segurança e Saúde no Trabalho”, promovido na manhã desta sexta-feira, 7, na Unidade Integrada Sesi/Senai de Arapiraca. A atividade integra as ações do movimento Abril Verde, uma mobilização que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a prevenção das doenças do trabalho, além de contribuir para reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

As palestras trataram de assuntos como as consequências econômicas de acidentes no trabalho, ações de prevenção que vão além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros. O teatro socioeducativo do Sesi também se apresentou para empresários, estudantes e trabalhadores, ressaltando a temática da campanha.
“O Sesi se coloca como uma referência, um parceiro da indústria no apoio em saúde e segurança no trabalho”, explica o instrutor de SST do Núcleo de Educação Corporativa da entidade, Walber Pitombeira. Segundo ele, além de prevenir as ocorrências no local de trabalho, é necessário implantar a gestão de saúde e segurança como uma política das empresas. O seminário, acrescenta, é uma forma de sensibilizar as pessoas para essa questão.
“O trabalhador ganha em saúde, o empregador ganha em produtividade”, acrescenta Alexandre Calzado, engenheiro de segurança no trabalho do Sesi. Ele conta que, nos últimos anos, mais e mais empresas têm percebido os investimentos nessa área como lucro indireto.
“Há também o ganho da empresa em produtividade dos funcionários, pela redução do absenteísmo. O constante acréscimo de qualidade das condições de trabalho contribui, diretamente, para o aumento da qualidade de vida e redução de problemas de saúde dos trabalhadores”, esclarece.
O evento foi promovido em uma parceria entre o Sesi, Senai, Ademi-AL, Sinduscon-AL, Sesc, TRT-AL, MPT, MTE, Sintestal, Prevencionistas-AL e Usina Coruripe.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados