Abrigos de Fernão Velho recebem doações dos mercados públicos de Maceió

Equipes da Semtabes arrecadaram alimentos na Produção, Jacintinho, Tabuleiro e Benedito Bentes

Abrigos de Fernão Velho recebem doações dos mercados públicos de Maceió

Equipes da Semtabes arrecadaram alimentos na Produção, Jacintinho, Tabuleiro e Benedito Bentes

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 6 de julho de 2022
Categoria: Maceió | Tags: ,,,,


O momento é de dar as mãos e ajudar quem mais precisa. Foi com esse pensamento que os permissionários dos mercados públicos de Maceió decidiram participar de uma ação solidária proposta pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Nesta quarta-feira (6), as equipes percorreram os mercados da Produção, Jacintinho, Benedito Bentes e Tabuleiro para arrecadar alimentos doados pelos feirantes, que foram destinados às comunidades de Fernão Velho e de Rio Novo, afetados pelas fortes chuvas que atingiram Maceió.

Direto da Feira do Jacintinho, João Aleixo, 59 anos, não deixou de participar e separou cachos de banana e de uva, muitas goiabas e maçã. As frutas vão ajudar na alimentação dos desabrigados, incluindo o lanche das crianças. “Pediram uma ajuda e o que precisar, nós vamos ajudar. Todos os feirantes ajudando com pouco, já é uma grande coisa, não é?”, acredita João.

Feirante do Jacintinho, João doou frutas para desabrigados e desalojados (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)
Feirante do Jacintinho, João doou frutas para desabrigados e desalojados (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Na Levada, os permissionários enviaram carnes, legumes e verduras. Edson Messias, que tem uma banca no Mercado da Produção, também foi afetado com as chuvas, já que o equipamento público não pôde funcionar na segunda-feira (4). Mas ele diz que isso é passado. Agora é preciso ajudar quem está precisando e muito. “Fizemos doações para os desalojados que estão abrigados nas escolas municipais Rui Palmeira e Nosso Lar. Nesse momento, não podemos cruzar os braços e precisamos ajudar quem está precisando”, afirma Edson.

Foram cerca de 800 kg de alimentos distribuídos para os abrigos Sítio Recreio, Creche Agenor, Escola Padre Cabral, Quadra do Recreio e comunidade ABC em Fernão Velho, além do abrigo da Escola Municipal João Feitosa, no Rio Novo.

Só em Fernão Velho são cerca de 350 pessoas desabrigadas, 134 famílias afetadas pelas chuvas. Juliana Maria Julião, 30 anos, está abrigada na Escola Padre Cabral, com seus dois filhos pequenos, a mãe, a tia e demais vizinhos que tiveram que sair das suas casas no último domingo (3).

“A água chegou até para cima do umbigo. Acabamos perdendo tudo. A Prefeitura deu assistência no dia e também está dando aqui. Tem colchões, alimentação para as crianças e graças a deus estamos sendo bem assistidos”, conta a moradora.

Juliana está no abrigo Padre Cabral, em Fernão Velho, junto com a mãe, a tia e demais vizinhos (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)
Juliana está no abrigo Padre Cabral, em Fernão Velho, junto com a mãe, a tia e demais vizinhos (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Ação da Prefeitura

A secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que a Prefeitura de Maceió tem feito sua parte. Ainda no domingo (03), o prefeito JHC anunciou a liberação de auxílio para os afetados pelas chuvas. As equipes da Defesa Civil também deram auxílio aos moradores para retirada de móveis das casas afetadas quando o nível da água da Lagoa Mundaú subiu.

Nesta quarta, alojamento Recreio distribuiu mil almoços para a comunidade de  Fernão Velho (Foto:João Ferro/Ascom Semtabes)
Nesta quarta, alojamento Recreio distribuiu mil almoços para a comunidade de Fernão Velho (Foto:João Ferro/Ascom Semtabes)

“A Prefeitura de Maceió está atuando de forma emergencial. A Semtabes não poderia ficar de fora dessa ação e conseguimos arrecadar esses alimentos doados pelos feirantes. É uma ação importante e humanitária e esses alimentos chegaram aos pontos de apoio da parte alta da cidade, como Fernão Velho e Rio Novo”, explica Ríssia.

O trabalho da Prefeitura de Maceió continua de forma integrada entre as secretarias e órgãos do município. Emocionada, a voluntária do abrigo Padre Cabral, Cleidivan da Conceição Lima, sabe que a comunidade conta com apoio recebido pela gestão municipal. “A Prefeitura está trazendo almoço e a janta já prontos. Estamos conseguindo alimentos para fazer o café da manhã e lanche das crianças. Hoje com essa doação vamos fazer uma sopa para a comunidade e para os abrigados daqui.  Estamos muito bem atendidos pelos serviços sociais. Eu sei que minha Maceió cuida das pessoas”, atenta a voluntária.

Voluntária Cleidivan acredita no trabalho da Prefeitura de Maceió, que está auxiliando desabrigados de Fernão Velho (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados